SIMULADO DE INCIDENTE COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS (IMV):
integração ensino e serviço
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p731-750Palavras-chave:
Treinamento por Simulação, Educação Médica, EmergênciasResumo
Introdução: A busca por estratégias eficazes na promoção da aquisição de habilidades práticas para a atuação clínica é um desafio na educação em saúde. A introdução de metodologias ativas, como simulações realísticas, no contexto emergencista, tem emergido como uma alternativa promissora, destacando-se pela capacidade de engajar os alunos, promover experiências significativas, torná-los mais preparados para a prática profissional e de reconhecer a importância da colaboração entre diversas profissões para um cuidado integrado aos pacientes. Objetivos: Relatar a experiência do I Simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (SIMUV) da PUC Minas, destacando sua relevância educacional e integradora para a academia e a rede assistencial municipal. Metodologia: Estudo qualitativo, descritivo e do tipo relato de experiências extensionista, executado no período de 09/2023 - 03/2024 em Contagem, Minas Gerais (MG). Conclusão: O emprego de metodologias ativas de aprendizagem, via execução do I SIMUV da PUC Minas, configura-se como ação válida na educação em saúde dos estudantes e na promoção de parcerias com a rede de assistência de urgências e emergências municipais.
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