CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR:

um estudo a partir do entendimento de professores

Autores

  • Seris de Oliveira Matos Pegoraro Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Maria Cristina Pansera de Araújo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Cátia Maria Nehring
  • Fernando Jaime González Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p262-279

Palavras-chave:

Universidades Públicas , Lugar da Extensão, Relação com a Sociedade

Resumo

Na leitura da legislação brasileira referente à extensão na educação superior, e de teóricos que discutem os sentidos e a função desta atividade, podemos perceber avanços em sua valorização ao longo da história. Mas, nesta pesquisa, importa refletir sobre entendimentos e relevância a ela atribuída por professores em sua atuação. Assim, o presente trabalho busca evidenciar concepções sobre a atividade de extensão em respostas de professores de educação superior pública à seguinte pergunta: Como você compreende a atividade de extensão na sua atuação na educação superior? A amostra contou com 147 participantes, que responderam a um questionário online, sendo 76 de universidades públicas e 71 de institutos federais, de diversas áreas do conhecimento. Com a verificação da questão citada, tendo como base a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2006), chegamos a duas categorias finais: 1. Relação da Instituição de Educação Superior (IES) com a sociedade e 2. O lugar da extensão na prática docente. Elas foram analisadas à luz de autores como Freire (2015), Gadotti (2017), Nogueira (2001) e Sousa (2010) sobre a extensão. A partir dos resultados, foi possível concluir que, mesmo quando a extensão é valorizada na prática docente, ainda tem se distanciado de uma concepção mais dialógica e de troca de saberes, o que denota a importância de uma discussão permanente sobre esse tema nas IES, de modo especial nas públicas, resgatando reflexões sobre seu compromisso social. 

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Biografia do Autor

Seris de Oliveira Matos Pegoraro, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências/UNIJUÍ, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), Técnica em assuntos educacionais do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi.

Maria Cristina Pansera de Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Professora titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). 

Cátia Maria Nehring

Professora Adjunto 4 da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora do Programa em Educação nas Ciências - Mestrado e Doutorado da UNIJUÍ. Possui graduação em Ciências: Licenciatura Plena Habilitação Matemática e Licenciatura Plena Habilitação Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). 

Fernando Jaime González, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), vinculado à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE) desde 1998. Atua como professor permanente no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências e no Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional. Possui doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado na mesma área pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com graduação em Educação Física pela Universidad Provincial de Córdoba, Argentina.

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Publicado

2025-04-01

Como Citar

de Oliveira Matos Pegoraro, S., Pansera de Araújo, M. C., Nehring, C. M. ., & Jaime González, F. . (2025). CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR:: um estudo a partir do entendimento de professores . Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 8(17), 262–279. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p262-279