QUE TIPO DE SUPERVISÃO EM CLÍNICA HUMANISTA – PSICODRAMÁTICA QUEREMOS? EU, VOCÊ, NÓS!
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p178-188Palavras-chave:
Psicologia Clínica, Humanismo, PsicodramaResumo
O espaço da Supervisão em Psicologia configura-se em ponte entre a teoria e prática do desenvolvimento do papel de psicólogo. Constitui o rito de passagem de acadêmicos para futuro profissionais. Um local de mediação, orientação e acolhimento as angústias, temores, descobertas, frustrações dos estágios. O presente relato de experiência busca apresentar a discussão, fruto da vivência de três estagiárias (uma no nono semestre e duas no décimo semestre) e um supervisor da Clínica Humanista, articulada com o Psicodrama. O processo de ensino-aprendizagem parte da criação de um ambiente que considera a primazia na criação de vínculo, onde participantes individuais, transformam-se em um grupo de dedicação a formação humana e técnica de todos. O cuidado na atenção aos pacientes ou clientes, inicia-se no cuidado, no encontro, entre o grupo de forma empática. O psicodrama contribui com seu olhar que considera as situações de incertezas presentes nas relações humanas, neste caso, acadêmica e no ambiente de atendimento supervisionado, onde a capacidade espontânea-criativa, participação ativa tornam-se necessárias. As discussões ocorrem por meio da ação dramática e reflexão que valorizam as (inter)subjetividades presentes, como potencial transformador ao invés de constantes ideias universalizantes e descontextualizadas. Considera-se o ser humano (estudantes-pacientes-supervisor) dentro de um contexto socio-histórico-cultural, destacando sua dimensão psicossocial, amparado por princípios éticos para o enfrentamento de situações de adoecimento, geradas por condições de preconceitos e violência a ser atenta e combatida por esta profissão em direção a uma sociedade justa, com pessoas em melhor qualidade devida e saúde, dentre elas a mental e relacional
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