RAÍZES E ANCESTRALIDADE:

um processo grupal sociodramático como enfrentamento do racismo na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p103-121

Palavras-chave:

Racismo, Adolescentes, Sociodrama

Resumo

O racismo se faz presente no dia a dia escolar, e traz impactos severos na saúde e desenvolvimento de crianças e adolescentes negros. Ao pensar na emergente situação vivida por esses alunos, foi realizada uma atividade de extensão por estudantes do quarto ano de Psicologia em uma escola pública, com a proposta de uma pesquisa-intervenção sociodramática que buscou compreender de que forma o racismo se apresenta nas relações dos adolescentes, e ao mesmo tempo oportunizar um espaço em grupo de escuta, reflexão e contato com a Cultura Africana e Afro-brasileira. A pesquisa contou com a participação de 6 adolescentes, autodeclarados pretos e pardos. A investigação iniciou-se com observações participantes na escola, e em seguida, aconteceram 13 encontros interventivos, utilizando sociodramas temáticos orientados pelo letramento racial como método. A análise dos resultados teve como base a análise de conteúdo e foram estabelecidas três categorias de análise empíricas: vínculos afetivos, resgate epistêmico e racismo e seus impactos. Observou-se que o sociodrama potencializou o trabalho com o racismo no contexto escolar, possibilitando que cada participante tivesse voz. Além disso, foi possível perceber a relevância do contato com conteúdos relacionados à Cultura Africana e Afro-Brasileira, o que possibilitou uma ressignificação do olhar para ancestralidade dos adolescentes. Ainda, notou-se ao longo do processo grupal a co-construção do grupo como um lócus de saúde e fator de proteção aos impactos identificados.

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Biografia do Autor

Daniela de Figueiredo Ribeiro , Centro Universitário Municipal de Franca

Daniela de Figueiredo Ribeiro (Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado direto em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004). Especialista em Psicodrama, com nível III de formação: didata, supervisora e orientadora (Federação Brasileira de Psicodrama). Atualmente é docente do curso de psicologia e do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Municipal de Franca. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Processos Grupais e Psicodrama, atuando principalmente nas áreas de Psicologia Escolar, Comunitária e Clínica. É pesquisadora na área de desenvolvimento regional, atuando na linha de pesquisa desenvolvimento social e políticas públicas).

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Crisostono, S. M. de O. ., & Ribeiro , D. de F. . (2024). RAÍZES E ANCESTRALIDADE:: um processo grupal sociodramático como enfrentamento do racismo na escola. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 8(17), 234–252. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p103-121