TECNOLOGIA NA CONTEMPORANEIDADE:
relato de uma experiência com sociodrama
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p53-61Palavras-chave:
Tecnologia, Sociodrama, PsicodramaResumo
Que mundo queremos quando pensamos na tecnologia? Essa pergunta disparadora gerou uma intervenção com o objetivo de promover uma reflexão sobre a relação com a tecnologia vivida pelos participantes. Neste relato, nós, o grupo em questão, que inclui a diretora e participantes ligados a psicologia e ao psicodrama, vivenciamos através de um sociodrama reflexões sobre a tecnologia, as conservas culturais e os movimentos espontâneos e criativos que podem ser produzidos. O grupo produziu três cenas dentro da premissa de relações com a tecnologia que fossem: ensolaradas, nubladas e tempestuosas. Percebemos no coletivo que a vida digital contemporânea reflete um contexto social adoecido, que demanda práticas educativas em relação a tecnologia, para utilizá-la como aproximação e não como distanciamento de vínculos.
Downloads
Referências
GONZALEZ, António José. Das relações entre espontaneidade, saúde e doença. Revista Brasileira de Psicodrama, v. 20, n. 2, p. 39-51, 2012.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. 2 ed. ampl. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2017.
HAN, Byung-Chul. Não coisas: reviravoltas do mundo da vida. Editora Vozes, 2022.
MALAQUIAS, Maria Célia. Teoria dos grupos e sociatria. In: NERY, Maria da Penha; GANDOLFO, Maria Inês (Orgs.). Intervenções grupais : o psicodrama e seus métodos. São Paulo, SP: Ágora, 2012.
MORENO, Jacob Levy. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 1975.
MORENO, Jacob Levy. Quem sobreviverá? Fundamentos da sociometria, da psicoterapia de grupo e do sociodrama. Edição do estudante. São Paulo: Daimon, 2008.
MORENO, J. L. O Teatro da Espontaneidade. 1 ed [recurso eletrônico] São Paulo: Summus, 2014.
NERY, Maria da Penha. Vínculo e afetividade. São Paulo: Ágora, 2014.
NERY, Maria da Penha; GISLER, Júlia Villela Teixeira. Sociodrama: método ativo na pesquisa, no ensino e na intervenção educacional. Revista Brasileira de Psicodrama, v. 27, n. 1, p. 11-19, 2019.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants Part 1. On the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1–6, set. 2001.
ROMAÑA, Maria Alicia. Pedagogia Psicodramática e educação consciente: mapa de um acionar educativo. Trad. Alcione Ribeiro Dias. Campo Grande, MS: Associação Entre Nós, 2019.
VIDAL, Gabriela Pereira. Conserva cultural: o ciclo sem fim. Revista da Sociedade Portuguesa de Psicodrama. v. 10, p. 13-21, dez. 2021.
VIEIRA, Érico Douglas. Possibilidades psicodramáticas de resistência ao fascismo contemporâneo. In: DEDOMENICO, André Marcelo; MERENGUÉ, Devanir (Orgs.) Por uma vida espontânea e criadora: psicodrama e política. São Paulo: Ágora, 2020. 19-35.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.