A EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA:
um estudo de caso do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia “Mário Robertson de Syllos Filho”, campus de Mococa/SP
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p13-37Palavras-chave:
Formação Profissional e trabalho, Direito Educacional, Extensão no Ensino TecnológicoResumo
O estudo que ora se apresenta tem, por objetivo, analisar, a partir do direito constitucionalmente previsto à educação e, ainda, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n. 9.394/96), o contexto da educação superior tecnológica no estado de São Paulo exercida pelo Centro Paula Souza, verificando sua contribuição para a formação humana e o trabalho, ou seja, se o real exercício da cidadania tem sido viabilizado por seu intermédio. Para tanto, utilizou-se como referência a Proposta Pedagógica Curricular (PPC) do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia de Mococa/SP e o Projeto de Parceria interdisciplinar entre as matérias de Noções de Direito, Agricultura Familiar, a Casa da Agricultura de Mococa/SP, a Associação dos Produtores Rurais de Mococa (APRUMO) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) da cidade de Arceburgo/MG, a fim de inferir pela importância da extensão no ensino superior para fins de uma educação emancipadora e preocupada em atender a comunidade local, viabilizando, assim, seu desenvolvimento social e econômico. O presente estudo concluiu que a prática extensionista bem articulada na educação superior tecnológica, tal como a do estudo de caso apresentado, serve tanto para quebrar a dualidade dessa categoria de ensino, assim como para aproximar a teoria e prática na formação superior além de, por fim, promover desenvolvimento para a comunidade local.
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