ALÉM DA MULTIDISCIPLINARIDADE:
a interdisciplinaridade no Projeto PET Amamenta Alimenta Betim
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p571-581Palavras-chave:
Extensão Universitária, Multidisciplinaridade, InterdisciplinaridadeResumo
Diante do cenário de baixas taxas de aleitamento materno e consumo de alimentos não recomendados em menores de 2 anos no município de Betim, foi criado o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde- PET Amamenta Alimenta Betim, parceria da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Saúde de Betim, visando adotar estratégias efetivas para melhoria dos indicadores alimentares das crianças do município. Oito alunos de graduação dos cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia e psicologia foram selecionados para as atividades. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir a experiência vivenciada a partir da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade da equipe de trabalho e a troca de experiências entre as diversas áreas da saúde. Os alunos após dois cursos de formação sobre o tema, desenvolveram uma ação formativa em 12 unidades básicas de saúde. A ação formativa consistiu de uma oficina com carga horária de 4 horas na forma de metodologia ativa que foi ministrada para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. O compartilhamento de experiências e saberes visando melhorar a situação alimentar e de amamentação nas crianças do município de Betim propiciaram um ganho na qualidade das ações sem que se perdessem as especificidades próprias de cada profissional. Isso contribuiu para que os estudantes vivenciassem o significado da interdisciplinaridade além da multidisciplinaridade na área da saúde.
Downloads
Referências
CECCIM RB. Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação.
Interface (Botucatu), 2018.
FELIPPE, Wanderley. Extensão Universitária na PUC. Revista PUC Minas, nº 15, primeiro semestre de 2017.
HENNINGTON, Élida Azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cadernos de Saúde Pública, v. 21, p. 256-265, jan. 2005.
SANTANA, Regis Rodrigues et al. Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde. Educação & Realidade, v. 46, 2021.
TAVARES, Suyane Oliveira et al. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade ou transdisciplinaridade. Interfaces no fazer psicológico: direitos humanos, diversidade e diferença, 5º, p. 8-11, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.