EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E TV CAATINGA:
agenda setting na formulação de políticas públicas na área de cultura
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p713-732Palavras-chave:
Agenda Setting, Políticas Públicas, Extensão Universitária, TV CaatingaResumo
Este artigo pretende analisar o impacto da TV Caatinga, enquanto plataforma digital educativa, na formação da agenda cultural na região Semiárida, considerando o papel da televisão na amplificação de temas culturais e no estímulo à participação da comunidade universitária e sociedade na construção coletiva da agenda cultural. A construção do texto se fundamenta no conceito de formação de agenda, desenvolvido por Secchi (2012) e Capella (2018). Esses autores adentram o artigo, utilizando a abordagem teórica de Cobb e Elder, para descrever as condições para que um problema entre na Agenda Política. Para isso, será desenvolvida uma pesquisa qualitativa quanto à abordagem e documental quanto aos procedimentos de coleta. A fim de atender ao objetivo delineado, procedeu-se com uma explanação acerca da função de uma emissora de televisão universitária como veículo de difusão das produções acadêmicas. Em seguida, é retomado o embasamento teórico referente à construção de agendas nas políticas públicas. Subsequentemente, a análise do material observado foi contextualizada com base nos estudos prévios. Por fim, são apresentadas as conclusões acerca do papel da TV Caatinga como agente participante nas disputas relacionadas às demandas de políticas públicas no segmento da cultura.
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