A CONSTRUÇÃO DO CASO CLÍNICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO MANEJO CLÍNICO NO INTERNATO EM SAÚDE MENTAL DO CURSO DE MEDICINA DA PUC MINAS-CAMPUS BETIM
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p181-199Palavras-chave:
Manejo Clínico, Construção de Caso, Internato Saúde Mental, Psicanálise AplicadaResumo
O artigo visa demonstrar a introdução da metodologia da construção do caso clínico como estratégia de ensino do manejo clínico no Internato em Saúde Mental para alunos do curso medicina da PUC Minas, campus Betim. É uma metodologia de orientação da Psicanálise aplicada, que possibilita nortear a prática em equipe interdisciplinar em serviços e instituições. Na formação médica atual é cada vez mais necessária a inclusão de ferramentas de ensino que transmitam uma abordagem clínica mais humanizada e abrangente ao contexto de vida do paciente, especialmente com pessoas com sofrimento mental, assim como a prática em equipe interdisciplinar. Essa metodologia clínica possibilita aprofundar o entendimento sobre o funcionamento subjetivo do paciente, considerando suas relações com o mundo em que vive. Dessa forma, é uma estratégia que possibilita o aprimoramento do manejo clínico com pacientes com sofrimento psíquico, uma vez que se orienta singularidade de cada caso, trazendo benefícios tanto para o paciente, ao alcançar melhor sua realidade psicossocial, quanto para o aluno, preparando-o para uma abordagem clínica mais apurada, assim como para a prática em equipe interdisciplinar, gerando a ampliação de conhecimentos.
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