VIVÊNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PROJETO “PEDALANDO COM A PUC” PARA ESTUDANTES DA SAÚDE:
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p643-651Palavras-chave:
Idosos, Idadismo, IntergeracionalidadeResumo
Introdução: O Projeto “Pedalando com a PUC: envelhecimento saudável e ações intergeracionais” promove a inclusão social de pessoas idosas e o combate ao idadismo, por meio de atividades intergeracionais que visam o bem estar físico e mental, desenvolvendo também, uma visão mais humanística sobre o envelhecimento. Metodologia: Realização de passeios na Orla da Lagoa da Pampulha, visita as ILPI´s parceiras do projeto, realização de reuniões e capacitações periódicas com os extensionistas. Os passeios na Orla da lagoa da Pampulha (Belo Horizonte) ocorrem semanalmente e contam com a parceria de empresas que cedem os triciclos ao projeto e, para além, são realizadas visitas às Instituições de Longa Permanência (ILPIs) participantes. Resultados: A interação com os residentes das ILPIs permite a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades práticas necessárias aos estudantes da saúde, tais como a escuta ativa, comunicação e empatia, favorecendo o aprendizado dos alunos e a diminuição de estereótipos e preconceitos etários. Considerações finais: O projeto de extensão em questão permite estabelecer uma relação universidade-comunidade, formando profissionais que praticam ações humanizadas e atentos ao compromisso social, favorecendo a construção de uma sociedade mais digna para todas as idades e contribuindo com as propostas da Década do Envelhecimento Saudável.
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PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA. Política de Extensão Universitária da PUC Minas. Belo Horizonte: Puc Minas, Pró-reitoria de Extensão, 2006.
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