PROJETO DE EXTENSÃO FEIRA DE SAÚDE: PONTE ENTRE EDUCAÇÃO E CIDADANIA
Parole chiave:
saúde, educação, extensão, interdisciplinaridade, comunidadeAbstract
O projeto de extensão Feira de Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) foi criado em 2002, visando aproximar a universidade da comunidade, promovendo a educação em saúde. Ao longo dos anos, a iniciativa se consolidou como um espaço de interação entre estudantes, professores, técnicos e profissionais de saúde com estudantes, pais e educadores das escolas públicas e privadas. Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama da experiência de organização e desenvolvimento da Feira de Saúde, destacando seu impacto na formação acadêmica e na promoção da saúde coletiva para as crianças e os adolescentes. A proposta central é promover a interação entre a universidade e a comunidade, criando nas escolas ambientes de ensino e de aprendizagem que estimulem a reflexão e a interatividade sobre temas essenciais para a saúde pública. Como resultados, evidenciamos a integração entre ensino, pesquisa e extensão com responsabilidade social, a formação crítica dos estudantes e a construção de práticas educativas em saúde mais dinâmicas, inclusivas e conectadas com as realidades locais. Mesmo diante de desafios como a pandemia e as inundações no Rio Grande do Sul, a Feira de Saúde seguiu ativa e adaptada. A experiência pode ser replicada em outras regiões do país, reafirmando a extensão universitária como elo essencial entre universidade e comunidade.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL. República Federativa. Lei 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, Gabinete da Presidência da República, 2014.
BRASIL. Resolução n. 7, de 7 de dez. de 2018. Estabelece as diretrizes para a extensão na Educação Superior Brasileira e Regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/201 4, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências; 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 25 mai. 2025.
Brito e Silva, A. L. et al. Importância da Extensão Universitária na Formação Profissional: Projeto Canudos. Revista de Enfermagem UFPE online, v. 13, out. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/242189 Acesso em: 5 mai. 2025.
Cardoso LS, Cezar-Vaz MR, Costa VZ, Bonow CA, Almeida MC. (2013) Promoção da saúde e participação comunitária em grupos locais organizados. Rev Bras Enferm. 66(6):928-34. doi: 10.1590/s0034-71672013000600018.
Fadel, C. B. et al. O impacto da extensão universitária sobre a formação acadêmica em Odontologia. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, [S.L.], v. 17, n. 47, p. 937-946, dez. 2013.
Ferreira MLS, Moura JFL, Silva ES, Rocha RF, Olivares AIO, Hayd RLN. (2010) Feira de saúde do curso de medicina da UFRR: uma aproximação com a comunidade. Revista Brasileira de Educação Médica, 34(02), 310-314. https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000200017
Figueredo, Wilton Nascimento; Cardoso, Gustavo Marques Porto; Almeida, Daisy Santos de; Baldoino, Aline Silva; Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas. Extensão universitária na formação do estudante da área de saúde. Revista Tópicos Educacionais, v. 24, n. 2, 2018, pp. 41-55.
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
Maciel LHL, Martins AD, Olímpio RSMM, Santiago VPN, Oliveira MCM, et al. (2024) A importância das ações de promoção à saúde na atenção básica baseadas em intervenções educativas. Ciências da Saúde, Volume 29 - Edição 140.
Doi: 10.69849/revistaft/cl10202411081814
Ministério da Saúde, Ministério da Educação. (2007) Programa Saúde na Escola: PSE. Brasília, 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ _ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm. Acesso em: 26 fev. 2025.
Pizzinato, A. et al. A integração Ensino-serviço como estratégia na formação profissional para o SUS. Rev Bras de Educ Med, Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 170-77, 2012. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1s2/a25v36n1s2.pdf . Acesso: 2 jun. 2025.
Passos AS, Santos Jr ER, Bomfim ES, Matos PJS, Almeida MS et al. (2021) Interactive fair: Use of innovative methodologies in health education. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 6, p. e54910616168. DOI: 10.33448/rsd-v10i6.16168.
Santana RR, Santana CCAP, Neto SBC, Oliveira EC. (2021) A Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde. Educ. Real. 46 (2). https://doi.org/10.1590/2175-623698702
Tavares CZ, Costa LS, Ninahuaman MFML, Marques G, Santos DC (2017). Educação em saúde por meio de feiras. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 5(2), 245–254. https://doi.org/10.18554/refacs.v5i2.1711
United Nations, General Assembly. A/RES/70/1. Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development [Internet]. New York: United Nations; 2015. Acesso em: mai. 2025. Disponível em: https://www.un.org/en/development/desa/population/migration/generalassembly/docs/globalcompact/A_RES_70_
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.