Jogos Digitais e História: diálogos com o passado

Autores/as

  • Maria Renata Teixeira UFOP
  • Francine Brandhuber Oliveira Dores
  • Nilo Correia de Queiroga Neto PUC Minas
  • Pedro Luiz Teixeira de Sena PUC Minas
  • Júlia Calvo PUC Minas

Palabras clave:

Programa Residência Pedagógica. História. Jogos Digitais. Ensino de História.

Resumen

O presente trabalho relata uma experiência de formação, a partir de atividades desenvolvidas ao longo do “Programa Residência Pedagógica”, na área de História, na Escola Estadual Professor Morais. O vigente Programa é vinculado à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e trabalha sob a perspectiva de oferecer uma formação docente atada à teoria e à prática, através do contato com o futuro ambiente de trabalho do professor. Nesse âmbito, vem sendo desenvolvido o projeto “Jogos Digitais e História”, que busca a construção do conhecimento acerca de determinados conteúdos através de um jogo selecionado e analisado pelos responsáveis pelo projeto, mostrando também, o quão amplo pode ser o leque de documentos e métodos históricos. Foram selecionados os games: “Assassin's Creed: Rogue”, “Far Cry: Primal”; “Assassin’s Creed: Origins”, “Assassin's Creed: Syndicate”, através dos quais se trabalhou com os usos e os significados da produção, circulação e utilização de “fontes históricas” e as relações entre o conhecimento acadêmico e as pesquisas utilizadas na construção dessas produções. Estão sendo utilizadas também as plataformas do Instagram e Google Classroom como formas de interação e compartilhamento de saberes. O projeto tem, dessa forma, fomentado discussões acerca da possibilidade de se pensar os jogos digitais como recursos midiáticos capazes de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem na contemporaneidade.

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Biografía del autor/a

Maria Renata Teixeira, UFOP

Mestre em Educação. Doutoranda em Educação, Universidade Federal de Ouro Preto. Preceptora no “Programa Residência Pedagógica” (PRP). E-mail: renataufmg@yahoo.com.br.

Francine Brandhuber Oliveira Dores

Discente do curso de História (Licenciatura e Bacharelado) na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Coração Eucarístico. Residente no PRP. E-mail: francinebrandhuber@yahoo.com.br.

Nilo Correia de Queiroga Neto, PUC Minas

Discente do curso de História (Licenciatura e Bacharelado) na PUC Minas campus Coração Eucarístico. Residente no PRP. E-mail: niilo45neto@gmail.com.

Pedro Luiz Teixeira de Sena, PUC Minas

Discente do curso de História na PUC Minas, campus Coração Eucarístico. Residente no “Programa Residência Pedagógica”. E-mail: pedrodoido9914@gmail.com.

Júlia Calvo, PUC Minas

Graduada e licenciada em Historia, pela PUC Minas, Mestre em Educação pela UFMT e doutoranda do Programa de Ciências Sociais da PUC MInas. Atualmente é professora da PUC Minas e pesquisadora do Instituto Historico Israelita Mineiro. Desenvolve pesquisas no campo da História, Memória e Patrimônio cultural, Educação e Antropologia, atualmente voltada para o estudo da presença judaica em Minas Gerais, século XVIII e nas primeiras décadas do século XX, em Belo Horizonte.

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Publicado

2022-06-07

Cómo citar

Teixeira, M. R., Oliveira Dores, F. B. ., Queiroga Neto, N. C. de ., Teixeira de Sena, P. L. ., & Calvo, J. (2022). Jogos Digitais e História: diálogos com o passado. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 6(11), 124–139. Recuperado a partir de https://periodicos.pucminas.br/conecte-se/article/view/28051