Extensión Universitaria y Educación Ambiental:

cursos de formación docente a través de la investigación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p14-31

Palabras clave:

Formación del profesorado, Extensión universitaria, Formación a través de la investigación, Educación ambiental, Agua

Resumen

La investigación sobre Educación Ambiental en la macrorregión Jaguaribe apunta para la necesidad de una relación más estrecha entre la investigación académica y la práctica docente para la producción de estrategias, herramientas y acciones destinadas a sensibilizar sobre las cuestiones que involucran el tema del agua en la educación escolar estatal y municipal . Las actividades de extensión retrataron la puntualidad de estas acciones y la necesidad de creatividad e innovación para cambiar las posturas en los ambientes educativos, incluyendo temas relacionados con la formación de docentes. Por otro lado, es claro que el estudio realizado, lejos de ser solo una acción de recolección de datos, importó a los extensionistas en la medida en que se percibieron como investigadores y agentes de transformación, ampliando el alcance de su investigación en el sentido de apropiarse de sus resultados y buscar formas creativas de contribuir a la discusión del tema en los ambientes académicos y escolares. Este trabajo aborda las percepciones de los estudiantes extensionistas sobre el acto de investigar como elemento constitutivo de su identidad académica. Para ello, se utilizó como estrategia metodológica la entrevista semiestructurada y la lectura de trabajos publicados y presentados por los estudiantes, en el ámbito de la investigación cualitativa. Se observó que la extensión universitaria es una oportunidad de crecimiento y comprensión del papel de la academia dentro de la comunidad, contribuyendo con los resultados de la investigación para una transformación del entorno.

 

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Biografía del autor/a

Glória Fernandes Lima, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Ciências Biológica pela Universidade Estadual do Ceará (2007), especialista em Biologia Molecular e Biotecnologia. Atualmente é coordenadora escolar EEM Ana de Siqueira Gonçalves, Secretaria da Educação do Estado do Ceará e professora efetiva, na rede municipal no município de Quierianópolis. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral, Ensino de Biologia e Gestão Escolar. Mestranda em Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Ceará.

Sandro Olímpio Silva Vasconcelos, EEM Alice Moreira de Oliveira

Graduado Música, Licenciatura, pela Universidade Estadual do Ceará, UECE, (2005) e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, (2020). membro do Grupo de Pesquisas em Formação e Profissionalização do Professor, da UERN e colaborador do Grupo de Química Teórica e Educação, GQTE, da Faculdade de Filosofia e Letras Dom Aureliano Matos, FAFIDAM/UECE. Professor da rede pública estadual e atualmente coordenador escolar na EEM Alice Moreira de Oliveira, em Caucaia, Ce. Trabalha com pesquisa no campo da Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, nas temáticas: formação de professores, software educacional, objetos educacionais, informática educativa e educação ambiental.

Márcia Machado Marinho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará (2020), com Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará / Campus de Sobral (2011). Fez Especialização em Assistência Farmacêutica na Escola de Saúde Pública do Ceará (2002). Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Licenciada Plena no Programa Especial de Formação Pedagógica em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Os temas de pesquisa de interesse estão associados às áreas de Farmácia, Biotecnologia, atuando principalmente nos temas química farmacêutica, bioinformática e química computacional. De 2019 a janeiro de 2022 atuou como Professora na Universidade Estadual do Ceará, onde além das disciplinas ministradas, coordenou projetos de Extensão (envolvendo 7 alunos), Iniciação Científica (2 alunos) e Monitoria (1 aluna) e também, orientou 21 Trabalhos de Conclusão de Curso.

Gabrielle Silva Marinho, Universidade Estadual do Ceará

Professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Membro do Núcleo Docente Estruturante(NDE) do Curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) - Docente do Setor de Estudos: Política, Planejamento e Gestão Educacional e atua como Professora - Formadora e Orientadora de monografia do Curso de Graduação em Computação Licenciatura a Distância(CCT/UECE) . Doutora e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Linha de Pesquisa em Avaliação Educacional(NAVE) - Eixo Temático: Avaliação Institucional.Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento de Material Didático(LABMAD/FECLI/UECE). Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE/UFC) e do Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTech/UECE). Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) , da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) e da Rede Brasileira de Monitora Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA).

Hélcio Silva dos Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Licenciado em Química com mestrado e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em síntese de chalconas com potencial antimicrobiano realizado na Universidade Federal do Ceará (2018-2019). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, professor permanente dos Programas de Pós-Graduação Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO-Nucleadora UECE), Pós-Graduação em Química Biológica da Universidade Regional do Cariri-URCA e Pós-Graduação em Ciências Naturais da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Já orientou 06 dissertações de mestrado e 02 teses de doutorado. Possui 08 patentes depositadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI. É membro permanente do Comitê de Assessoramento da Câmara de Ciências Exatas e da Terra da Fundação Cearense Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP e vice coordenador do programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Universidade Estadual do Ceará-PPGCN. Publicou 148 artigos em periódicos internacionais e nacionais especializados, que atraíram 994 citações resultando em um fator h=16. Foi Coordenador (03/2010-03-2014) e vice-coordenador (03/2008-02/2010) do curso de Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Química de Produtos Naturais e síntese de chalconas, atuando principalmente nos seguintes temas: isolamento, purificação e elucidação estrutural de produtos naturais, síntese de chalconas, hidrazonas, análise de metabolitos secundários e compostos sintéticos utilizando espectroscopia Raman, atividades antimicrobiana e ansiolítica utilizando Zebrafish (Danio rerio) de compostos naturais e sintéticos.

Citas

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Publicado

2023-09-19

Cómo citar

Lima, G. F. ., Vasconcelos, S. O. S. . ., Mendes, F. R. da S., Marinho, M. M. ., Marinho, G. S. ., & Santos, H. S. dos. (2023). Extensión Universitaria y Educación Ambiental: : cursos de formación docente a través de la investigación. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 7(13), 14–31. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p14-31