University Extension and Environmental Education:

teacher training paths for research

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p14-31

Keywords:

Teacher training, University outreach, Training through research, Environmental education, Water

Abstract

Environmental Education in the Jaguaribe macro-region points to the need to link scientific research to teaching practice for the production of strategies, tools and actions aimed at raising awareness about environmental issues in state and municipal schools. Extension activities portrayed the need for creative actions and innovations to change postures in educational environments, including issues related to teacher training. The study carried out by the extension students made them realize that they are agents of transformation, expanding the reach of their research in the sense of appropriating their results, which can seek creative ways to contribute to the discussion of the theme in the academic and school environments. The objective was to analyze the perceptions of teachers from schools in the region on the theme "Water" and to analyze the importance of research in the academic life of undergraduate students in Chemistry who participated in the extension project. Thus, semi-structured interviews and reading of works published and submitted by students were used as a methodological strategy, within the scope of qualitative research. It was observed that university extension is an opportunity for growth and understanding of the role of academia within the community, contributing to the transformation of the environment. The results of this research highlight the importance of university extension in the training of students, highlighting the intersection between academic research, teaching practice and acting as agents of transformation in the community. The engagement of extensionist students in the investigation and dissemination of knowledge contributes to an effective approach to environmental issues related to the theme of water at school.

 

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Author Biographies

Glória Fernandes Lima, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Ciências Biológica pela Universidade Estadual do Ceará (2007), especialista em Biologia Molecular e Biotecnologia. Atualmente é coordenadora escolar EEM Ana de Siqueira Gonçalves, Secretaria da Educação do Estado do Ceará e professora efetiva, na rede municipal no município de Quierianópolis. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral, Ensino de Biologia e Gestão Escolar. Mestranda em Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Ceará.

Sandro Olímpio Silva Vasconcelos, EEM Alice Moreira de Oliveira

Graduado Música, Licenciatura, pela Universidade Estadual do Ceará, UECE, (2005) e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, (2020). membro do Grupo de Pesquisas em Formação e Profissionalização do Professor, da UERN e colaborador do Grupo de Química Teórica e Educação, GQTE, da Faculdade de Filosofia e Letras Dom Aureliano Matos, FAFIDAM/UECE. Professor da rede pública estadual e atualmente coordenador escolar na EEM Alice Moreira de Oliveira, em Caucaia, Ce. Trabalha com pesquisa no campo da Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, nas temáticas: formação de professores, software educacional, objetos educacionais, informática educativa e educação ambiental.

Márcia Machado Marinho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará (2020), com Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará / Campus de Sobral (2011). Fez Especialização em Assistência Farmacêutica na Escola de Saúde Pública do Ceará (2002). Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Licenciada Plena no Programa Especial de Formação Pedagógica em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Os temas de pesquisa de interesse estão associados às áreas de Farmácia, Biotecnologia, atuando principalmente nos temas química farmacêutica, bioinformática e química computacional. De 2019 a janeiro de 2022 atuou como Professora na Universidade Estadual do Ceará, onde além das disciplinas ministradas, coordenou projetos de Extensão (envolvendo 7 alunos), Iniciação Científica (2 alunos) e Monitoria (1 aluna) e também, orientou 21 Trabalhos de Conclusão de Curso.

Gabrielle Silva Marinho, Universidade Estadual do Ceará

Professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Membro do Núcleo Docente Estruturante(NDE) do Curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) - Docente do Setor de Estudos: Política, Planejamento e Gestão Educacional e atua como Professora - Formadora e Orientadora de monografia do Curso de Graduação em Computação Licenciatura a Distância(CCT/UECE) . Doutora e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Linha de Pesquisa em Avaliação Educacional(NAVE) - Eixo Temático: Avaliação Institucional.Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento de Material Didático(LABMAD/FECLI/UECE). Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE/UFC) e do Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTech/UECE). Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) , da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) e da Rede Brasileira de Monitora Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA).

Hélcio Silva dos Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Licenciado em Química com mestrado e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em síntese de chalconas com potencial antimicrobiano realizado na Universidade Federal do Ceará (2018-2019). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, professor permanente dos Programas de Pós-Graduação Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO-Nucleadora UECE), Pós-Graduação em Química Biológica da Universidade Regional do Cariri-URCA e Pós-Graduação em Ciências Naturais da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Já orientou 06 dissertações de mestrado e 02 teses de doutorado. Possui 08 patentes depositadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI. É membro permanente do Comitê de Assessoramento da Câmara de Ciências Exatas e da Terra da Fundação Cearense Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP e vice coordenador do programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Universidade Estadual do Ceará-PPGCN. Publicou 148 artigos em periódicos internacionais e nacionais especializados, que atraíram 994 citações resultando em um fator h=16. Foi Coordenador (03/2010-03-2014) e vice-coordenador (03/2008-02/2010) do curso de Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Química de Produtos Naturais e síntese de chalconas, atuando principalmente nos seguintes temas: isolamento, purificação e elucidação estrutural de produtos naturais, síntese de chalconas, hidrazonas, análise de metabolitos secundários e compostos sintéticos utilizando espectroscopia Raman, atividades antimicrobiana e ansiolítica utilizando Zebrafish (Danio rerio) de compostos naturais e sintéticos.

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Published

2023-09-19

How to Cite

Lima, G. F. ., Vasconcelos, S. O. S. . ., Mendes, F. R. da S., Marinho, M. M. ., Marinho, G. S. ., & Santos, H. S. dos. (2023). University Extension and Environmental Education:: teacher training paths for research. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 7(13), 14–31. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n13p14-31