CUIDAR DE SI PARA CUIDAR DO OUTRO: EXPERIÊNCIA DAS OFICINAS COM CUIDADO EM SAÚDE MENTAL
Palabras clave:
Autocuidado, Saúde Mental, SaúdeResumen
O presente relato de experiência intenta descrever a vivência no desenvolvimento de Oficinas das Sensações “Cuidando do Cuidador” com estudantes de graduação, residentes e profissionais da saúde. O principal objetivo da atividade foi sensibilizar os participantes acerca da importância do autocuidado e da saúde mental tanto na sua formação quanto na prática profissional na área da saúde. Através de atividades interativas, foram exploradas diversas estratégias de bem-estar, práticas integrativas complementares e momentos de reflexão sobre os complexos desafios relacionados ao autocuidado. Os resultados obtidos indicam que a experiência contribuiu significativamente para expandir a compreensão dos participantes sobre a necessidade de priorizar o autocuidado como base para um cuidado eficaz ao outro, fomentando uma maior valorização das práticas de autocuidado em seu cotidiano. O relato enfatiza a relevância de incorporar espaços formativos que elevem a saúde mental dos futuros profissionais a um patamar prioritário, visando a construção de um Sistema Único de Saúde mais empático e humanizado em suas práticas e atendimentos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.