ENTRE REDES E ESPERANÇAS

A AÇÃO PEDAGÓGICA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO E DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO AO CURSO NORMAL EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA/RJ

Autori

  • CLARISSA POUBEL UENF
  • Leandro Garcia Pinho
  • Geraldo Márcio Tim´óteo
  • Eduardo Moreira

Parole chiave:

Formação Docente, Conhecimento Escolar, Currículo Escolar, Saberes Tradicionais, Cultura local

Abstract

O Projeto de Extensão “Contribuições para a formação de professores em São Francisco de Itabapoana a partir da história e cultura pesqueira artesanal” juntamente com uma equipe de pesquisa do Projeto de Educação Ambiental (PEA) Pescarte desenvolveu, entre os anos de 2023 e 2024, uma ação pedagógica junto ao Curso Normal do município de São Francisco de Itabapoana no estado do Rio de Janeiro, voltado à formação de profissionais do magistério. A proposta teve como objetivo central a capacitação de futuros professores a partir da valorização da cultura local, reconhecendo-a como eixo estruturante para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e ecologicamente responsável. Parte-se do princípio de que a educação é uma via essencial para a transformação social e que o ato de educar representa, em si, uma expressão de esperança, sobretudo em contextos historicamente marginalizados e marcados pela exclusão escolar. O projeto buscou promover uma formação crítica e sensível, que integrasse os saberes tradicionais ao conhecimento escolar, fortalecendo a identidade cultural dos sujeitos envolvidos. Este artigo apresenta os fundamentos pedagógicos que orientaram a ação formativa, bem como as estratégias implementadas no ambiente escolar. Trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado nas reflexões e experiências dos sujeitos do processo educativo. Cabe lembrar que este artigo é resultado de pesquisa financiada pelo Projeto de Educação Ambiental (PEA) Pescarte que é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Leandro Garcia Pinho

Possui Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (2018), Doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006), Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998). Atualmente é Professor Associado do Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-RJ); Coordenador da disciplina Fundamentos da Educação III do Consórcio CEDERJ/CECIERJ para os polos de Itaperuna, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Itaocara, Natividade, Macaé e Bom Jesus do Itabapoana. Integra a equipe de pesquisadores do Projeto de Educação Ambiental PEA Pescarte (UENF). Principais temas de interesse: história e cultura, cotidiano e vivências na atividade pesqueira, história da educação, políticas educacionais.

Geraldo Márcio Tim´óteo

Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), no Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico (LEEA); Coordenador do Projeto de Educação Ambiental (PEA) Pescarte. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) e da Graduação em Ciência Sociais. Possui experiência em estatística aplicada as ciências sociais e como coordenador de equipes sociais multidisciplinares, tendo conduzido trabalhos de intervenção social junto à famílias residentes em aglomerados urbanos de baixa-renda e em situação de rua, com vistas à produção de assentamentos e reassentamentos dessas famílias; e com populações tradicionais, em especial, comunidades de pescadores artesanais, marítimos e continentais, na mitigação e compensação dos efeitos do desenvolvimento econômico em seus territórios. Está Diretor do Centro de Ciências do Homem (CCH/UENF). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando principalmente nos seguintes temas: segregação espacial, mercado de trabalho, sociologia do trabalho, aglomerados urbanos de baixa-renda e desenvolvimento de comunidades.

Eduardo Moreira

Possui Pós-Graduação Doutorado e Mestrado em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal Fluminense. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia de comunidades camponesas e da pesca artesanal, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história e memória oral do trabalho e da resistência.

Riferimenti bibliografici

ARAÚJO, Glausirée Dettman de; QUARESMA, Adilene Gonçalves. Visitas guiadas e visitas técnicas: tecnologia de aprendizagem no contexto educacional. Competência, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 29-51, jul./dez. 2014. Disponível em: http://ensinoreligiosonreapucarana.pbworks.com/w/file/fetch/126821837/E.R_FAD_2018VISITAS%20GUIADAS%20E%20VISITAS%20T%C3%89CNICAS.pdf. Acesso em: 12 mar. 2025.

BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BAUMAN, Zygmunt. Medo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BRASIL. Casa Civil. Decreto nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Brasília, DF: Casa Civil, 2009.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n50/30405.pdf. Acesso em: 6 fev. 2025.

LOPES, Mariana Sena; AMARAL, Nayara Felicíssimo; HUGUENIN, Fernanda Pacheco; BELO, Diego Carvalhar; SOUZA, Suelen Ribeiro de. Descaminhos da escola: trajetória de vida das mulheres trabalhadoras da pesca e os desafios da inclusão escolar. Mares de Geografia e Etnociências, Belém, v. 1, n. 1, p. 49-60, 2019.

MIRANDA, Sicero Agostinho; PEREIRA, Elaine Corrêa; PEREIRA, Vilmar Alves. Importância da matemática: percepções sobre os saberes matemáticos dos pescadores artesanais. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 141-159, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/27729/pdf. Acesso em: 17 dez. 2024.

MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

MOREIRA, Eduardo. Memórias e vivências na pesca em Gargaú: tecendo circuitos laborais e ecossistemas entre pescadores e pescadoras artesanais. 2023. 361 f. Tese (Doutorado em Políticas Sociais) – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, 2023. Disponível em: https://uenf.br/posgraduacao/politicas-sociais/wp-content/uploads/sites/11/2023/09/EDUARDO-MOREIRA.pdf. Acesso em: 12 mar. 2025.

PAIXÃO, Luis Henrique Couto; ALENCAR, Cristina Maria Macêdo de; CONCEIÇÃO, Vanuza Silva Souza da; SANTOS, Murilo Pinto Silva. Atividade pesqueira e educação no campo da costa oceânica do município de Cairu/BA: diálogos entre educação e desenvolvimento. In: VII Seminário Internacional Dinâmica Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, 2015. Anais [...]. Disponível em: http://noosfero.ucsal.br/articles/0009/2504/atividadepesqueira-e-educa-o-no-campo-da-costa-oce-nica-do-munic-pio-de-cairu-ba-di-logos-entre-aeduca-o-e-desenvolvimento.pdf. Acesso em: 17 dez. 2024.

PAULILO, Maria Ignez. O peso do trabalho leve. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v. 5, n. 28, p. 64-70, 1987.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Pubblicato

2025-07-11

Come citare

POUBEL, C., Garcia Pinho, L., Márcio Tim´óteo, G., & Moreira , E. (2025). ENTRE REDES E ESPERANÇAS: A AÇÃO PEDAGÓGICA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO E DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO AO CURSO NORMAL EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA/RJ. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 9(18). Recuperato da https://periodicos.pucminas.br/conecte-se/article/view/35929