ENTRE REDES E ESPERANÇAS
A AÇÃO PEDAGÓGICA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO E DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO AO CURSO NORMAL EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA/RJ
Parole chiave:
Formação Docente, Conhecimento Escolar, Currículo Escolar, Saberes Tradicionais, Cultura localAbstract
O Projeto de Extensão “Contribuições para a formação de professores em São Francisco de Itabapoana a partir da história e cultura pesqueira artesanal” juntamente com uma equipe de pesquisa do Projeto de Educação Ambiental (PEA) Pescarte desenvolveu, entre os anos de 2023 e 2024, uma ação pedagógica junto ao Curso Normal do município de São Francisco de Itabapoana no estado do Rio de Janeiro, voltado à formação de profissionais do magistério. A proposta teve como objetivo central a capacitação de futuros professores a partir da valorização da cultura local, reconhecendo-a como eixo estruturante para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e ecologicamente responsável. Parte-se do princípio de que a educação é uma via essencial para a transformação social e que o ato de educar representa, em si, uma expressão de esperança, sobretudo em contextos historicamente marginalizados e marcados pela exclusão escolar. O projeto buscou promover uma formação crítica e sensível, que integrasse os saberes tradicionais ao conhecimento escolar, fortalecendo a identidade cultural dos sujeitos envolvidos. Este artigo apresenta os fundamentos pedagógicos que orientaram a ação formativa, bem como as estratégias implementadas no ambiente escolar. Trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado nas reflexões e experiências dos sujeitos do processo educativo. Cabe lembrar que este artigo é resultado de pesquisa financiada pelo Projeto de Educação Ambiental (PEA) Pescarte que é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARAÚJO, Glausirée Dettman de; QUARESMA, Adilene Gonçalves. Visitas guiadas e visitas técnicas: tecnologia de aprendizagem no contexto educacional. Competência, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 29-51, jul./dez. 2014. Disponível em: http://ensinoreligiosonreapucarana.pbworks.com/w/file/fetch/126821837/E.R_FAD_2018VISITAS%20GUIADAS%20E%20VISITAS%20T%C3%89CNICAS.pdf. Acesso em: 12 mar. 2025.
BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
BAUMAN, Zygmunt. Medo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BRASIL. Casa Civil. Decreto nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Brasília, DF: Casa Civil, 2009.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n50/30405.pdf. Acesso em: 6 fev. 2025.
LOPES, Mariana Sena; AMARAL, Nayara Felicíssimo; HUGUENIN, Fernanda Pacheco; BELO, Diego Carvalhar; SOUZA, Suelen Ribeiro de. Descaminhos da escola: trajetória de vida das mulheres trabalhadoras da pesca e os desafios da inclusão escolar. Mares de Geografia e Etnociências, Belém, v. 1, n. 1, p. 49-60, 2019.
MIRANDA, Sicero Agostinho; PEREIRA, Elaine Corrêa; PEREIRA, Vilmar Alves. Importância da matemática: percepções sobre os saberes matemáticos dos pescadores artesanais. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 141-159, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/27729/pdf. Acesso em: 17 dez. 2024.
MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
MOREIRA, Eduardo. Memórias e vivências na pesca em Gargaú: tecendo circuitos laborais e ecossistemas entre pescadores e pescadoras artesanais. 2023. 361 f. Tese (Doutorado em Políticas Sociais) – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, 2023. Disponível em: https://uenf.br/posgraduacao/politicas-sociais/wp-content/uploads/sites/11/2023/09/EDUARDO-MOREIRA.pdf. Acesso em: 12 mar. 2025.
PAIXÃO, Luis Henrique Couto; ALENCAR, Cristina Maria Macêdo de; CONCEIÇÃO, Vanuza Silva Souza da; SANTOS, Murilo Pinto Silva. Atividade pesqueira e educação no campo da costa oceânica do município de Cairu/BA: diálogos entre educação e desenvolvimento. In: VII Seminário Internacional Dinâmica Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, 2015. Anais [...]. Disponível em: http://noosfero.ucsal.br/articles/0009/2504/atividadepesqueira-e-educa-o-no-campo-da-costa-oce-nica-do-munic-pio-de-cairu-ba-di-logos-entre-aeduca-o-e-desenvolvimento.pdf. Acesso em: 17 dez. 2024.
PAULILO, Maria Ignez. O peso do trabalho leve. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v. 5, n. 28, p. 64-70, 1987.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.