O percurso formativo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: do passado ao presente, revisitando a nossa própria história

Auteurs-es

  • José Alex Trajano dos Santos Associação Comunitária Educacional Cícera Tereza dos Santos

Mots-clés :

Educação. Alfabetização de Jovens e Adultos. Campanhas Educacionais. Legislação. Movimento Brasileiro de Alfabetização.

Résumé

A questão do analfabetismo no Brasil é um problema que perpassou gerações, sociedades, governos, anos, décadas e até mesmo séculos, um caminho sofrido, galgado espinhosamente, um “moto contínuo” que se depara com o descaso por parte das autoridades competentes e constante ausência de políticas públicas assertivas. Ignoram-se os constantes requerimentos para investimento na educação e na cultura, quando tais autoridades deveriam cuidar com zelo e proatividade do assunto, mas, ao contrário, tratam como uma chaga, ou enfermidade e procuram atribuir essa responsabilidade a terceiros – muitas vezes até ao próprio analfabeto. Isso demanda uma busca incessante para se conseguir recursos por meio de iniciativas de grupos da sociedade civil, visando encontrar caminhos para a solução desse tão crucial problema de ordem política. O conteúdo deste estudo deixa claro que a educação é um fenômeno que se remodela e se adapta, inquestionavelmente, a cada geração, povo e sociedade e tem por objetivo investigar o processo formativo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, bem como focar suas explanações nos complexos contextos sociais com que se deparou a referida modalidade educacional durante sua trajetória, nos vários períodos da história – desde a época dos jesuítas, até os dias atuais - e sua conquista como modalidade de ensino assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/1996. A metodologia pautou-se em uma pesquisa bibliográfica com características descritivas, em que foram consultadas diversas fontes de literatura (artigos científicos, Leis, revistas online, sites acadêmicos) concernente ao tema e utilizados trabalhos publicados nos últimos 197 anos (entre 1824 e 2021), a fim de que fosse realizada uma análise crítica que abordasse, de forma elucidativa, a temática proposta.

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Biographie de l'auteur-e

José Alex Trajano dos Santos, Associação Comunitária Educacional Cícera Tereza dos Santos

Doutor Honoris Causa em Educação (Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos/RJ). Especialista em Docência do Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos (Faculdade Venda Nova do Imigrante/FAVENI). Pedagogo (Centro Universitário Anhanguera de Santo André). Atualmente é presidente e professor alfabetizador da Associação Comunitária Educacional Cícera Tereza dos Santos. Membro do Conselho Municipal de Educação e Cultura de Mauá. Membro Fundador e atual Presidente da Academia Mauaense de Letras e Artes Paulo Freire/AMLAPF. Membro da Academia Internacional da União Cultural, titular da cadeira nº 80, cuja Patrona é a Professora Branca Alves de Lima. Comendador do Mérito Cívico e Cultural pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística.

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Publié-e

2021-07-09

Comment citer

Trajano dos Santos, J. A. (2021). O percurso formativo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: do passado ao presente, revisitando a nossa própria história. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 5(9), 101–125. Consulté à l’adresse https://periodicos.pucminas.br/conecte-se/article/view/26100