Curricularização da extensão:

a mobilização de conhecimentos nas primeiras práticas do curso de Matemática Licenciatura

Auteurs-es

  • Patricia Pujol Goulart Carpes Universidade Federal do Pampa
  • Radael de Souza Parolin Universidade Federal do Pampa

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n15p78-96

Mots-clés :

Projetos de Extensão, Formação Acadêmico-Profissional, Licenciatura

Résumé

A curricularização da extensão reflete inúmeras dificuldades e desafios a serem superados. Neste trabalho aborda-se esse processo, apresentando o caminho de implementação na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e mais especificamente no curso de Matemática Licenciatura. Ainda, explicita-se a estruturação no projeto pedagógico do curso, bem como a iniciação no primeiro semestre de curso no ano de 2023. Destacando os projetos/programas executados e, posteriormente, avaliando-os por meio de um questionário aos coordenadores e equipe executora a fim de discutir as perspectivas na formação acadêmico-profissional dos licenciandos. A maioria dos projetos criados potencializam a relação professor-aluno de forma que se destaca a mobilização dos conhecimentos próprios do professor pelos discentes. Também apresentam-se muitos desafios e oportunidades de superação, já que os projetos estão sendo executados pela primeira vez. Ainda, se reconhece o engajamento dos atores envolvidos, seja o público-alvo ou as lideranças das instituições/organizações parceiras ou mesmo os discentes. Por fim, a partir de uma avaliação crítica, os coordenadores de projetos de extensão direcionam perspectivas futuras para ações mais promissoras e efetivas junto à comunidade conforme o andamento.

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Biographie de l'auteur-e

Radael de Souza Parolin, Universidade Federal do Pampa

Licenciado em Matemática. Doutor em Modelagem Computacional. Professor Adjunto da Unipampa.

 

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Publié-e

2023-12-18

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Carpes, P. P. G. ., & Parolin, R. de S. (2023). Curricularização da extensão: : a mobilização de conhecimentos nas primeiras práticas do curso de Matemática Licenciatura. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 7(15), 78–96. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2023v7n15p78-96