Reunião de Pais de Crianças com Altas Habilidades: mudança do presencial ao virtual no HEAD

Autori

  • Aline Mariane de Almeida Diogo
  • Amanda André da Silva
  • Luiza Maria Medeiros da Silva
  • Maria Helena Furtado Novais Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Karina Fidelis Filgueiras

Parole chiave:

Superdotação. Altas Habilidades. Pandemia. Pais. Crianças.

Abstract

O presente relato tem como objetivo apresentar a experiência e a importância do grupo de pais do Projeto de Extensão Enriquecimento da Aprendizagem para Desenvolvimento de Habilidades (HEAD) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), que trabalha com crianças e com adolescentes com o perfil de Altas Habilidades / Superdotação. As reuniões com os pais objetivam estimular a troca de vivências e abrir espaço para o acolhimento, e aconteciam em modo presencial. Contudo, devido à mudança da dinâmica das práticas do Projeto, diante da pandemia do COVID-19, houve modificações nas interações com os participantes, as quais serão discutidas neste texto.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 18 maio de 2021.

BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: recomendações para a construção de escolas inclusivas. Série: Saberes e práticas da inclusão. 2. ed. Secretaria de Educação Especial. Brasília: Ministério da Educação, 2006. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/const_escolasinclusivas.pdf Acesso em 02 maio. 2021.

SAKAGUTI, P.M.Y.; BOLSANELLO, M.A. A família e o aluno com Altas Habilidades/ Superdotação. In: MOREIRA, L.C. et al. Altas Habilidades/ Superdotação, Talento, Dotação e Educação. Curitiba: Juruá, 2012.

SILVA, S. M. O. C. Caracterização de estudantes com altas habilidades/superdotação atendidos em um município da região metropolitana de Curitiba e a organização do grupo de pais e profissionais. In: Anais do Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 2013. p. 2802-2814.

Pubblicato

2022-06-07

Come citare

Aline Mariane de Almeida Diogo, Amanda André da Silva, Luiza Maria Medeiros da Silva, Furtado Novais, M. H., & Karina Fidelis Filgueiras. (2022). Reunião de Pais de Crianças com Altas Habilidades: mudança do presencial ao virtual no HEAD. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 6(11), 149–157. Recuperato da https://periodicos.pucminas.br/conecte-se/article/view/27473