DA DOR AO APRENDIZADO, DO MEDO A RECONSTRUÇÃO DO ETHOS:

métodos e técnicas de cuidados humanescentes

Auteurs-es

  • Leonardo Magela Lopes Matoso Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa)

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p357-369

Mots-clés :

Espaço da Palavra, Tenda do Conto, Aprendizado, Ethos, Saúde Mental

Résumé

Esse estudo se propôs discutir experiências vivenciadas na retomada as aulas pós-pandemia. A ideia foi tentar reconstruir o Ethos dos alunos que apresentavam sintomas de ansiedade e medo. Estes foram submetidos a métodos e abordagens de cuidados humanescentes. Assim, esse ensaio teórico-prático-reflexivo foi pautado na escrita assinada, de cunho descritivo e qualitativo, vivido com 23 alunos em uma Universidade do Interior do Nordeste entre 2022 e 2023. Foi utilizado abordagem da Tenda do Conto, Espaço da Palavra e Caderno e Caixa Recanto das Emoções como forma de resgata o Ethos, humanizar e sociabilizar os alunos ao processo de ensino-aprendizado. Observou-se que tais abordagens auxiliou na participação, dinâmica e questionamento dos conteúdos em sala, utilizando o smartphone como complementar durante as discussões e não mais como um objeto de disputa de atenção. Além disso, notou-se uma segurança quanto a autonomia e cuidado de sí mesmos.

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Biographie de l'auteur-e

Leonardo Magela Lopes Matoso, Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa)

Doutorando em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Cognição, Tecnologias e Instituições pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Psicanalista, Enfermeiro e Jornalista. Bolsista da CAPES/CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa CORPOLÍTICA: Grupo de Estudos Interdisciplinares, Práticas Discursivas e Política dos Corpos da UFRN.

 

http://lattes.cnpq.br/2525968153754172

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Publié-e

2025-03-28

Comment citer

Matoso, L. M. L. (2025). DA DOR AO APRENDIZADO, DO MEDO A RECONSTRUÇÃO DO ETHOS: : métodos e técnicas de cuidados humanescentes. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 8(17), 357–369. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p357-369