A Globalização foi longe demais?

Autores/as

  • Aline Carolina da Rocha Mota Curso de Graduação em Relações Internacionais da UEPB e bolsista UEPB.
  • Alexandre Cesar Cunha Leite Universidade Estadual da Paraíba

Palabras clave:

Globalização, Economia Política Internacional, Estados Nacionais

Resumen

Dani Rodrik é economista e, atualmente, professor da Harvard University[1]. Rodrik tem se destacado como um economista influente nas análises da economia política global, produtor de uma literatura de acurada metodologia, exemplificação e aderência aos problemas conjunturais. Em “A Globalização foi longe demais?”, publicado no Brasil no ano de 2011, Rodrik apresenta e discute os efeitos da integração econômica nos arranjos sociais domésticos, destacando o desafio contemporâneo de harmonizar a globalização com as políticas internas. Tal preocupação já havia sido levantada em estudos anteriores, sempre relacionando a capacidade de ser realizar políticas públicas internas em um ambiente de maior integração e, consequentemente, maior interdependência entre os atores internacionais. Na obra supracitada, é possível notar o rigor metodológico, bem como as análises e argumentos fundamentados em exemplos precisos.


[1] Rafiq Hariri Professor of International Political Economy at the John F. Kennedy School of Government at Harvard University.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Carolina da Rocha Mota, Curso de Graduação em Relações Internacionais da UEPB e bolsista UEPB.

Curso de Relações Internacionais - Universidade Estadual da Paraíba.

Alexandre Cesar Cunha Leite, Universidade Estadual da Paraíba

Departamento de Relações Internacionais, professor do PPGRI/UEPB e Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ásia-Pacífico (GEPAP/UEPB/CNPq) e pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre Potências Médias (GPPM/PUCMINAS/CNPq).

Publicado

2015-07-17

Cómo citar

Mota, A. C. da R., & Leite, A. C. C. (2015). A Globalização foi longe demais?. Conjuntura Internacional, 12(1), 55–56. Recuperado a partir de https://periodicos.pucminas.br/conjuntura/article/view/9610

Número

Sección

RESENHAS

Artículos más leídos del mismo autor/a