A Globalização foi longe demais?
Parole chiave:
Globalização, Economia Política Internacional, Estados NacionaisAbstract
Dani Rodrik é economista e, atualmente, professor da Harvard University[1]. Rodrik tem se destacado como um economista influente nas análises da economia política global, produtor de uma literatura de acurada metodologia, exemplificação e aderência aos problemas conjunturais. Em “A Globalização foi longe demais?”, publicado no Brasil no ano de 2011, Rodrik apresenta e discute os efeitos da integração econômica nos arranjos sociais domésticos, destacando o desafio contemporâneo de harmonizar a globalização com as políticas internas. Tal preocupação já havia sido levantada em estudos anteriores, sempre relacionando a capacidade de ser realizar políticas públicas internas em um ambiente de maior integração e, consequentemente, maior interdependência entre os atores internacionais. Na obra supracitada, é possível notar o rigor metodológico, bem como as análises e argumentos fundamentados em exemplos precisos.
[1] Rafiq Hariri Professor of International Political Economy at the John F. Kennedy School of Government at Harvard University.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
![]()
