O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA

Auteurs-es

  • Cristiane Krüger Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2271-6432
  • Rafaela Escobar Bürger Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil
  • Italo Fernando Minello Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2019v19n52p61-81

Mots-clés :

empreendedorismo, intenção empreendedora, educação empreendedora, experiência prévia.

Résumé

O comportamento empreendedor é uma proposta de solução para o mercado de trabalho em crise, especialmente nos períodos de mudança econômica e social. Com base na Teoria do Comportamento Planejado (TCP), este estudo analisa a relação entre conhecimento empreendedor e experiência prévia diante da intenção e educação empreendedoras. Testes estatísticos foram utilizados para analisar as respostas de uma amostra de 401 indivíduos que responderam o Questionário de Intenção Empreendedora, de Liñan e Chen (2009). Os resultados mostraram que indivíduos com conhecimento empreendedor e experiência prévia apresentaram pontuações superiores diante de indivíduos sem o respectivo conhecimento e experiência. Esses achados contribuem para o entendimento da intenção empreendedora em indivíduos com conhecimento empreendedor e experiência, consolidando o uso do modelo TCP para estudar a intenção empreendedora individual. Os resultados sugerem que os atores responsáveis devem prestar atenção na promoção da educação empreendedora, contemplando conhecimento e experiência prévia, se estiverem interessados em promover o comportamento empreendedor.

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Bibliographies de l'auteur-e

Cristiane Krüger, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Administração, Especialista em Gestão Pública e em Contabilidade, Perícia e Auditoria. Bacharela em Ciências Contábeis pela URCAMP e Graduada no Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional - PEG. Contadora CRCRS 091244/O. Atualmente é professora adjunta de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Áreas de interesses são Empreendedorismo e Contabilidade. Contato: cristiane.kruger@ufsm.br

 

Rafaela Escobar Bürger, Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil

Doutoranda em Administração pela UFSC.

Italo Fernando Minello, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

Doutor em Administração pela FEA-USP. Professor de Administração da UFSM.

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Publié-e

2019-06-25

Comment citer

Krüger, C., Bürger, R. E., & Minello, I. F. (2019). O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA. Revista Economia & Gestão, 19(52), 61–81. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2019v19n52p61-81