O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2019v19n52p61-81Parole chiave:
empreendedorismo, intenção empreendedora, educação empreendedora, experiência prévia.Abstract
O comportamento empreendedor é uma proposta de solução para o mercado de trabalho em crise, especialmente nos períodos de mudança econômica e social. Com base na Teoria do Comportamento Planejado (TCP), este estudo analisa a relação entre conhecimento empreendedor e experiência prévia diante da intenção e educação empreendedoras. Testes estatísticos foram utilizados para analisar as respostas de uma amostra de 401 indivíduos que responderam o Questionário de Intenção Empreendedora, de Liñan e Chen (2009). Os resultados mostraram que indivíduos com conhecimento empreendedor e experiência prévia apresentaram pontuações superiores diante de indivíduos sem o respectivo conhecimento e experiência. Esses achados contribuem para o entendimento da intenção empreendedora em indivíduos com conhecimento empreendedor e experiência, consolidando o uso do modelo TCP para estudar a intenção empreendedora individual. Os resultados sugerem que os atores responsáveis devem prestar atenção na promoção da educação empreendedora, contemplando conhecimento e experiência prévia, se estiverem interessados em promover o comportamento empreendedor.