Os efeitos das políticas educacionais coloniais britânicas no processo identitário africano: um estudo de caso nigeriano
Abstract
This paper aims to comprehend the impacts of the British colonial policies for educating the colonized people on their identity building movement. The following analysis starts from the Freirean perspective of education to shine light on the oppressive relationship inherent to the colonization process. Moreover, Claude Dubar’s sociological theory on identity is used as theoretical subsidy in order to understand how the identities are formed through a relational perspective of the self and other considering the goal behind the British Empire’s need to educate the peoples under its domain. Therefore, a case study of the territory currently known as Nigeria was developed in order to illustrate such effects.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).