MIDDLE AGES PERSPECTIVES ON EDUCATION AND HISTORY
Keywords:
Middle Ages, History Education, Medievalism, Contemporary BrazilAbstract
The contemporary interest in the Middle Ages can be seen through the success of different media, which produce apparently medieval universes as a background for their plots. However, it is understood that these spaces are mere representations, not accommodating the diversity of experiences of the period, and consequently allowing for the placement of stereotypes. These representations are seen within a context of new interest in aspects of the Middle Ages, and their studies are within the spectrum of medievalism. This, characterized by Leslie Workman as the examination of the application of medieval logics for contemporary needs, attracts debates on its different possibilities of understanding and analysis. Therefore, this paper aims to contemplate communications about the different readings of the medieval in the present, specifically focusing on its developments within the fields of education and philosophy, and consequently, its possibilities and potential problems.
Downloads
References
ASSIS, Renata M. A educação brasileira durante o período militar: a escolarização dos 7 aos 14 anos. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 3, n. 2, p. 320-339, jul./dez. 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Educação é a Base. Brasília, DF: MEC: CONSED: UNDIME, 2017b.
BASTOS, Mário Jorge da Motta. Quatro décadas de História Medieval no Brasil: contribuições à sua crítica. Diálogos: Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História, Maringá, v. 20, n. 3, p. 2-15, 2016.
ELLIOTT, Andrew B. R. Medievalism, politics and mass media: appropriating the Middle Ages in the twenty-first century. Boydell and Brewer: Woodbridge, 2017.
FRANCO, Aléxia P.; MARTINS, Cinthya C. O. Narrativas históricas de jovens estudantes na internet: que cidadania é essa? In: GUIMARÃES, Selva. Ensino de História e Cidadania. Campinas: Papirus, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz & Terra, 2019.
FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. São Paulo: Ed. Moraes, 1980.
GEARY, P. J. O mito das nações: A invenção do nacionalismo. Ed. Paz e Terra. 2005.
HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice ∕ Revista dos Tribunais, 1990.
KIRCHNER, Elenice A. Vivenciando os desafios da educação em tempos de pandemia. In: PALÚ, J., SCHÜTZ, A., MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.
PETRY, Zaida J. R.; SILVA, Luiz A.; UGGIONI, Leandro. Desafios da educação em tempos de pandemia: como conectar professores desconectados, relato da prática do estado de Santa Catarina. In: PALÚ, J., SCHÜTZ, A., MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.
PINSKY, J. O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 2018.
POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.
RALEJO, Adriana Soares; MELLO, Rafaela Albergaria; AMORIM, Mariana de Oliveira.
BNCC e Ensino de História: horizontes possíveis. DOSSIÊ: Bases Nacionais e o Ensino de História embates, desafios e possibilidades na/entre a Educação Básica e a formação de professores. Educ. rev. 37, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/4jVvMMkVMzjLGYRrrBnKnft/#. Acesso em: 15 abr. 2021.
ROMANELLI, Otaíza O. História da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2014.
SILVA, Marcelo Cândido da. Uma História Global antes da Globalização? Circulação e espaços conectados na Idade Média. Revista de História, v. 197, n. 0, p. 1-19, 09 set. 2020.
SILVA, Marcos. Aprender a Ditadura brasileira de 1964 a 1985 (Ensino de História depois da Casa da Morte). In: In: GUIMARÃES, S. Ensino de história e cidadania. Campinas: Papirus, 2016.
SOUZA, S. O. O professor de sala de aula: as mazelas de uma profissão. Revista Científica Eletrônica de Ciências Sociais da EDUVALE. Publicação Científica da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale de São Lourenço-Jaciara/MT. Ano IV, nº 06, nov. 2011- Periodicidade Semestral- ISSN 1806-6283.
SOUZA, Valeska Virgínia Soares. Letramento digital contextualizado: uma experiência na formação continuada de professores. 2007. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
TEIXEIRA, Igor Salomão; PEREIRA, Nilton Mullet. A Idade Média nos currículos escolares: as controvérsias nos debates sobre a BNCC. Diálogos, Maringá, v. 20, n. 3, p. 16-29, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/
article/view/33538/pdf. Acesso em: 16 abr. 2022.
WEBER, Max. Política como vocação. In: GERTH, Hans; MILLS, Wright (eds.). Max Weber: Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).