PERSPECTIVAS DA IDADE MÉDIA NA EDUCAÇÃO E NA HISTÓRIA
Palavras-chave:
Idade Média, Ensino de História, Medievalismo, Brasil ContemporâneoResumo
O interesse contemporâneo pela Idade Média pode ser visto através do sucesso de diferentes mídias, as quais produzem universos aparentemente medievais como fundo para as suas tramas. Entretanto, entende-se que estes espaços são meras representações, não comportando a diversidade de experiências do período e, consequentemente, dando margem para a colocação de estereótipos. Estas representações são vistas dentro de um contexto de novo interesse por aspectos da Idade Média, e seus estudos se dão dentro do espectro do medievalismo. Este, caracterizado por Leslie Workman como o exame da aplicação de lógicas medievais para necessidades contemporâneas, atrai debates acerca de suas diferentes possibilidades de entendimentos e análises. Logo, este artigo pretende contemplar comunicações sobre as diferentes leituras do medievo no presente, dando foco especificamente para seus desdobramentos dentro da área da educação e da filosofia e, por consequência, suas possibilidades e possíveis problemas.
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