PERSPECTIVAS DA IDADE MÉDIA NA EDUCAÇÃO E NA HISTÓRIA

Autores

  • Carolina Ramos Souza Universidade de São Paulo
  • Daniela Aparecida Rodrigues Universidade Federal de Ouro Preto
  • Éderson José de Vasconcelos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Guilherme Rodrigues Otoni Alcântara Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Idade Média, Ensino de História, Medievalismo, Brasil Contemporâneo

Resumo

O interesse contemporâneo pela Idade Média pode ser visto através do sucesso de diferentes mídias, as quais produzem universos aparentemente medievais como fundo para as suas tramas. Entretanto, entende-se que estes espaços são meras representações, não comportando a diversidade de experiências do período e, consequentemente, dando margem para a colocação de estereótipos. Estas representações são vistas dentro de um contexto de novo interesse por aspectos da Idade Média, e seus estudos se dão dentro do espectro do medievalismo. Este, caracterizado por Leslie Workman como o exame da aplicação de lógicas medievais para necessidades contemporâneas, atrai debates acerca de suas diferentes possibilidades de entendimentos e análises. Logo, este artigo pretende contemplar comunicações sobre as diferentes leituras do medievo no presente, dando foco especificamente para seus desdobramentos dentro da área da educação e da filosofia e, por consequência, suas possibilidades e possíveis problemas.

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Biografia do Autor

Carolina Ramos Souza, Universidade de São Paulo

Graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (USP).

Daniela Aparecida Rodrigues, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestranda em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Éderson José de Vasconcelos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em História Ibérica pela Universidade Federal de Alfenas – Unifal -MG.

Guilherme Rodrigues Otoni Alcântara, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduado em História e Mestrando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

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Publicado

2023-07-13

Edição

Seção

Artigos dossiê temático