QUILOMBOLA EDUCATION IN PEDRAS NEGRAS
teacher's storytelling and the raiz project
Keywords:
Quilombola Education, Root Project, Teacher Training, Quilombo, RondôniaAbstract
The Raiz Project in the Vale do Guaporé aimed to promote quality education, grounded in historical awareness and social experiences. The article investigates how education in the Pedras Negras region developed before and after the implementation of the Raiz Project. The central objective is to discuss teacher training in the history degree course, with a specific focus on analyzing the historical context of Pedras Negras. Additionally, local education is examined based on the National Common Curricular Base and the Law of Guidelines and Bases. The research methods used include qualitative and quantitative approaches, as well as structured interviews. Professor Raimunda Erineide Rodrigues da Silva was interviewed, providing a detailed perspective on the educational reality at Escola Municipal Euclides da Cunha and her pedagogical experiences. This study offers an in-depth understanding of the transformations and challenges faced by education in the region, highlighting the importance of continuous training and community engagement.
Downloads
References
BENTO, Maria Aparecida da Silva et al. A educação na região Norte: apontamentos iniciais. Amazônica-Revista de Antropologia, v. 5, n. 1, p. 140-175, 2013.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Atualizada até 2023. Brasília, DF: Senado Federal, 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 8, de 20 de novembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 21 nov. 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11963-rceb008-12-pdf&category_slug=novembro-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 01 de jun. 2024.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Artigo 68. Brasília, 1988. Disponível em: <https://portal.stf.jus.br/constituicao-supremo/artigo.asp?abrirBase=AD&abrirArtigo=68>. Acesso em: 01 de jun. 2024.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Artigo 215. Brasília, 1988. Disponível em: <https://portal.stf.jus.br/constituicao-supremo/artigo.asp?abrirBase=CF&abrirArtigo=215>. Acesso em: 01 de jun. 2024
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Artigo 216. Brasília, 1988. Disponível em: <https://portal.stf.jus.br/constituicao-supremo/artigo.asp?abrirBase=CF&abrirArtigo=215>. Acesso em: 01 de jun. 2024.
CAMPOS, Margarida CASSIA; GALLINARI, Tainara Sussai. A educação escolar quilombola e as escolas quilombolas no Brasil. Revista Nera, n. 35, p. 199-217, 2017.
GOMES, Flávio dos Santos. Mocambos e quilombos: uma história do campesinato negro no Brasil. Editora Companhia das Letras, 2015.
JÚNIOR, Emmanuel de Almeida Farias. Negros do Guaporé: O Sistema Escravista e a Territorialidades Específicas. Ruris. Vol. 5, n. 2. 2011.
NASCIMENTO, Sílvio Melo do; COLARES, Anselmo Alencar. A escola de Dom Francisco Xavier Rey: história da formação de professoras no Vale do Guaporé. 2014.
NASCIMENTO, Abdias. Quilombismo: um conceito emergente do processo histórico-cultural da população afro-brasileira. Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, p. 197-218, 2009.
RONDÔNIA. Referencial Curricular de Rondônia: Ensino Fundamental. Porto Velho: SEDUC, 2012. Disponível em: <https://docplayer.com.br/5816332-Estado-de-rondonia-ensino-fundamental.html>. Acesso em: 23 de mar. 2022
RONDÔNIA. Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de História. Rondônia: Universidade Federal de Rondônia, 2016. Disponível em: <https://historia.unir.br/uploads/47474747/arquivos/Regulamentos%20diversos/Regulamento%20do%20Estagio%20Supervisionado.pdf>. Acesso em: 14 de mai. 2024.
SILVA, Raimunda Erineide Rodrigues. Uma contribuição ao estudo dos falares das comunidades quilombola do Vale do Guaporé. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Rondônia, 2010.
SOUZA, João Batista Alves. As trajetórias e resistências das comunidades quilombolas do Pantanal Sul-Mato-grossense. TotalBookds. 2021.
TEIXEIRA, Elisa Ferreira. ABDIAS NASCIMENTO E O PAN-AFRICANISMO: dizeres, saberes e experiências no autoexílio (1968-1981). In: II Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste “Epistemologias Negras e Lutas Antirracistas. 2019.
VEJA RONDÔNIA. Documentário: Quilombos do Guaporé "Comunidade Pedras Negras". 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WdkrmiXn9kc&t=2186s>. Acesso em: 29 maio 2024.
VILLARINHO, Rayanne Matias. Memórias e discursos históricos: o processo de patrimonialização da Serra da Barriga-Alagoas (1986-2017). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
