A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA EM PEDRAS NEGRAS

a narrativa de uma docente e o projeto raiz

Autores

  • YASMIM PRATA VILLAR MARCELINO Universidade Federal de Rondônia
  • NORMA RODRIGUES DE OLIVEIRA Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Educação quilombola, Projeto Raiz, Formação docente, Quilombo, Rondônia

Resumo

O Projeto Raiz no Vale do Guaporé buscou promover uma educação de qualidade, fundamentada em consciências históricas e experiências sociais. O artigo investiga como se desenvolvia a educação na região de Pedras Negras antes e após a implementação do Projeto Raiz. O objetivo central é dialogar sobre a formação docente no curso de licenciatura em história, com foco específico na análise do contexto histórico de Pedras Negras. Além disso, examina-se a educação local com base na Base Nacional Comum Curricular e na Lei de Diretrizes e Bases. Os métodos utilizados na pesquisa incluem abordagens qualitativas, quantitativas e entrevistas estruturadas. A professora Raimunda Erineide Rodrigues da Silva foi entrevistada, oferecendo uma visão detalhada sobre a realidade educacional na Escola Municipal Euclides da Cunha e suas vivências pedagógicas. Este estudo proporciona uma compreensão aprofundada das transformações e desafios enfrentados pela educação na região, destacando a importância da formação contínua e do engajamento comunitário.

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Biografia do Autor

YASMIM PRATA VILLAR MARCELINO, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em História licenciatura pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia (PPGHAM) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

NORMA RODRIGUES DE OLIVEIRA, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

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Publicado

2024-08-01