A INFLUÊNCIA DOS COMERCIAIS DE ESTÉTICA E EMBELEZAMENTO NAS REVISTAS ILUSTRADAS DO BRASIL
um estudo entre a Para Todos e a Revista Feminina nas décadas de (1920 - 1930)
Mots-clés :
Anúncios, Revistas, Estética e embelezamento, BrasilRésumé
O presente estudo visa analisar os anúncios de propagandas de beleza e estética nas revistas ilustradas do Brasil, enquanto veículo de comunicação nos anos de 1920 a 1930, o que contribuiu decisivamente para o crescimento da mídia editorial. Permitindo que os grupos de média e alta classe social estejam em dia com as novidades expostas nesses periódicos, e assim influenciado-as. Dado isso, problematizo como esses anúncios conseguiram transformar o estilo de vida, comportamento e mentalidade social desses grupos, mediante produtos exibidos em revistas, como na Para todos e Revista feminina, que em sua totalidade esteve nas bancadas brasileiras por mais de vinte anos de duração. Dessa forma, com base nas análises de Jhon B. Thompson (1998), penso em como se planeja a mídia editorial, mediante planos de ação e representações simbólicas. E por último, mas também importante, a autora Sandra Pesavento (2009) se faz presente nesse trabalho, visto que, através da história das sensibilidades, demonstro como as revistas conseguiram acompanhar o ser humano no tempo, captando através de suas intimidades, inseguranças e medos.
Téléchargements
Références
GISH, Dorothy. Para Todos. Magazine Semanal Ilustrado. n° 71, Rio de Janeiro, 1920.
MAGEL, Conrad. Para Todos. Ano VI. n 281, Rio de Janeiro, 1924
MARTINS, Ana. L; LUCA, Tânia. Regina. História da Imprensa no Brasil. 2 ed. Reimpressão - São Paulo, 2012.
MAYD, Ank. Para Todos. Ano V, n° 258, Rio de Janeiro - RJ, 1923.
MOREIRA, silva. São Paulo na Primeira República. Ed, Brasiliense, São Paulo - SP, 1988
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Sensibilidades: escrita e leitura da alma. In: Pesavento, Sandra Jatahy; Langue, Frédérique. (Org.). Sensibilidades na história: memórias singulares e identidades sociais. 1ed.Porto Alegre: UFRGS, 2007, v. 1, p. 9-21.
PRIORE, Del. Mary. Corpo a corpo com a mulher. Pequena história das transformações do corpo feminino no Brasil. São Paulo: SENAC, 2000.
SALLES, Virginia de Souza. Revista Feminina. n °168, São Paulo - SP, 1928.
SEVCENKO, Nicolau. História da vida privada no Brasil República: da belle époque à era do rádio. Ed. Compainha das Letras, vol.3. São Paulo, 1999.
SODRÉ, Nelson. W. História da Imprensa no Brasil. 4 ed. Rio de Janeiro, 1999.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 5 ed. Vozes, Petrópolis, Rio de Janeiro, 1998.
WOLF, Naomi. O mito da beleza. Como as imagens da beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
FONTE
Para Todos. Ano VIII, n °607. Rio de Janeiro, 1930.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).