TECNOLOGIA ASSISTIVA

apontamentos iniciais para uma educação inclusiva

Autori

  • Francisca Cibele da Silva Gomes Instituto Federal do Espírito Santo

Parole chiave:

Tecnologia Assistiva, Educação, Inclusão

Abstract

O presente artigo possui como objeto de análise um estudo acerca da introdução da Tecnologia Assistiva (TA) como instrumento metodológico para auxiliar os alunos com deficiências na escolarização e socialização. Essa abordagem pressupõe tornar a vida cotidiana e escolar mais acessível e inclusiva para os discentes. Logo, tem-se como objetivo geral analisar como essas percepções inclusivas podem atuar no processo de ensino-aprendizagem escolar, bem como na melhoria da qualidade de vida, assegurando mais autonomia e desenvolvimento educacional. Para tanto, têm-se como objetivos específicos: especificar a relação entre Tecnologia Assistiva e a educação inclusiva e ressaltar o papel da acessibilidade escolar para a inserção social e composição da cidadania no processo de inclusão das pessoas com deficiências. A metodologia baseou-se, inicialmente, em uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo apoiada em teóricos que versam sobre a inclusão na escolar, igualdade e cidadania, a partir do uso da tecnologia no campo inclusivo, tais como: Berch (2017), Brasil (2015), Galvão Filho (2009), entre outros, para que fosse possível traçar um panorama teórico da literatura no âmbito educacional, acerca da relação entre produção tecnológica e inserção escolar equitativa. Os resultados apontam que, mesmo diante de uma realidade inclusiva utópica, a introdução de metodologias que visam a equidade promove a integração social e escolar para além do estereótipo que ainda persiste em relacionar as pessoas com deficiências a uma vida de exclusão, marginalização e distanciamento, em razão de serem vistos pelo olhar do capacitismo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Francisca Cibele da Silva Gomes, Instituto Federal do Espírito Santo

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), graduada em História pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), pós-graduada lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Riferimenti bibliografici

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4.ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2010.

BERSCH, Rita de Cássia Reckziegel; PELOSI, Miryam Bonadiu. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: tecnologia assistiva: recursos de acessibilidade ao computador II. Secretaria de Educação Especial, Brasília: ABPEE-MEC: SEESP, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ajudas_tec.pdf. Acesso em: 24 dez. 2022.

BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre: Assistiva, Tecnologia e Educação, 2017.

BRASIL. Decreto Nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Brasília: 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/decreto%205296-2004.pdf. Acesso em: 24 dez. 2022.

BRASIL. lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência [recurso eletrônico]: Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015. (Série legislação; n.200). Disponível em: https://www.cnmp.mp.br/portal/images/lei_brasileira_inclusao__pessoa__deficiencia.pdf. Acesso em: 22 dez. 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nº 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nº 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo nº 186/2008. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. p. 496 . Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 12 marc. 2023.

CARA, Daniel. Contra a barbárie, o direito à educação. In: CÁSSIO, Fernando. Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.

CONTE, Elaine; OURIQUE, Maiane Liane Hatschbach; BASEGIO, Antonio Carlos. Tecnologia Assistiva, Direitos Humanos e Educação Inclusiva: uma nossa sensibilidade. Educação em Revista: Belo Horizonte, 2017, p. 1-24.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 83.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: Apropriação, Demandas e Perspectivas. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. A construção do conceito de Tecnologia Assistiva: alguns novos interrogantes e desafios. Revista Entreideias: Salvador, 2013, p. 25-42.

JESUS, Denise Meyrelles de; VIEIRA, Alexandro Braga. Políticas e práticas inclusivas no ensino fundamental: das implicações nacionais às locais. Educar em Revista: Curitiba, 2011, p. 95-108.

LEITE et al. Alguns desafios e demandas da formação inicial de professores na contemporaneidade. Educ. Soc., Campinas, 2018, p. 721-737.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

OLIVEIRA, Letícia Strossi de. Desconstruindo Estereótipos para uma educação inclusiva. In: CUNHA, Junior; NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia. Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. Toledo: Instituto Quero Saber, 2020.

SILVEIRA, Jader Luís da. Abordagens sobre educação inclusiva. Formiga: Editora MultiAtual, 2020.

RIBEIRO, Júlia Cristina Coelho; BARBATO, Silviane. Educação Inclusiva: significados e práticas pedagógicas em transição. In: BARRETO, Silviane et al. Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão: trajetórias. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2023.

RODRIGUES, Patrícia Rocha; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Tecnologia Assistiva – uma revisão do tema. HOLOS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: Natal, 2013, p. 170-160.

ROSSATO, Maristela; BORGES, Fabrícia Teixeira; CUNHA, Roseane. Escolas inclusivas, professores inclusivos, estudantes incluídos: a democracia vista por dentro da escola. In: BARRETO, Silviane et al. Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão: trajetórias. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2023.

Pubblicato

2023-07-13