TECNOLOGIA ASSISTIVA
apontamentos iniciais para uma educação inclusiva
Parole chiave:
Tecnologia Assistiva, Educação, InclusãoAbstract
O presente artigo possui como objeto de análise um estudo acerca da introdução da Tecnologia Assistiva (TA) como instrumento metodológico para auxiliar os alunos com deficiências na escolarização e socialização. Essa abordagem pressupõe tornar a vida cotidiana e escolar mais acessível e inclusiva para os discentes. Logo, tem-se como objetivo geral analisar como essas percepções inclusivas podem atuar no processo de ensino-aprendizagem escolar, bem como na melhoria da qualidade de vida, assegurando mais autonomia e desenvolvimento educacional. Para tanto, têm-se como objetivos específicos: especificar a relação entre Tecnologia Assistiva e a educação inclusiva e ressaltar o papel da acessibilidade escolar para a inserção social e composição da cidadania no processo de inclusão das pessoas com deficiências. A metodologia baseou-se, inicialmente, em uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo apoiada em teóricos que versam sobre a inclusão na escolar, igualdade e cidadania, a partir do uso da tecnologia no campo inclusivo, tais como: Berch (2017), Brasil (2015), Galvão Filho (2009), entre outros, para que fosse possível traçar um panorama teórico da literatura no âmbito educacional, acerca da relação entre produção tecnológica e inserção escolar equitativa. Os resultados apontam que, mesmo diante de uma realidade inclusiva utópica, a introdução de metodologias que visam a equidade promove a integração social e escolar para além do estereótipo que ainda persiste em relacionar as pessoas com deficiências a uma vida de exclusão, marginalização e distanciamento, em razão de serem vistos pelo olhar do capacitismo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4.ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2010.
BERSCH, Rita de Cássia Reckziegel; PELOSI, Miryam Bonadiu. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: tecnologia assistiva: recursos de acessibilidade ao computador II. Secretaria de Educação Especial, Brasília: ABPEE-MEC: SEESP, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ajudas_tec.pdf. Acesso em: 24 dez. 2022.
BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre: Assistiva, Tecnologia e Educação, 2017.
BRASIL. Decreto Nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Brasília: 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/decreto%205296-2004.pdf. Acesso em: 24 dez. 2022.
BRASIL. lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência [recurso eletrônico]: Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015. (Série legislação; n.200). Disponível em: https://www.cnmp.mp.br/portal/images/lei_brasileira_inclusao__pessoa__deficiencia.pdf. Acesso em: 22 dez. 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nº 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nº 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo nº 186/2008. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. p. 496 . Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 12 marc. 2023.
CARA, Daniel. Contra a barbárie, o direito à educação. In: CÁSSIO, Fernando. Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.
CONTE, Elaine; OURIQUE, Maiane Liane Hatschbach; BASEGIO, Antonio Carlos. Tecnologia Assistiva, Direitos Humanos e Educação Inclusiva: uma nossa sensibilidade. Educação em Revista: Belo Horizonte, 2017, p. 1-24.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 83.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: Apropriação, Demandas e Perspectivas. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. A construção do conceito de Tecnologia Assistiva: alguns novos interrogantes e desafios. Revista Entreideias: Salvador, 2013, p. 25-42.
JESUS, Denise Meyrelles de; VIEIRA, Alexandro Braga. Políticas e práticas inclusivas no ensino fundamental: das implicações nacionais às locais. Educar em Revista: Curitiba, 2011, p. 95-108.
LEITE et al. Alguns desafios e demandas da formação inicial de professores na contemporaneidade. Educ. Soc., Campinas, 2018, p. 721-737.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12.ed. São Paulo: Cortez, 2010.
OLIVEIRA, Letícia Strossi de. Desconstruindo Estereótipos para uma educação inclusiva. In: CUNHA, Junior; NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia. Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. Toledo: Instituto Quero Saber, 2020.
SILVEIRA, Jader Luís da. Abordagens sobre educação inclusiva. Formiga: Editora MultiAtual, 2020.
RIBEIRO, Júlia Cristina Coelho; BARBATO, Silviane. Educação Inclusiva: significados e práticas pedagógicas em transição. In: BARRETO, Silviane et al. Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão: trajetórias. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2023.
RODRIGUES, Patrícia Rocha; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Tecnologia Assistiva – uma revisão do tema. HOLOS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: Natal, 2013, p. 170-160.
ROSSATO, Maristela; BORGES, Fabrícia Teixeira; CUNHA, Roseane. Escolas inclusivas, professores inclusivos, estudantes incluídos: a democracia vista por dentro da escola. In: BARRETO, Silviane et al. Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão: trajetórias. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2023.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).