APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS ENTRE PAULO FREIRE E ADOLFO SÁNCHEZ VÁZQUEZ: A CATEGORIA PRÁXIS COMO AÇÃO CRIADORA, REFLEXIVA E TRANSFORMADORA NA AÇÃO PEDAGÓGICA

  • Samuel de Oliveira Rodrigues Universidade Estadual de Londrina
  • Luiz Gustavo Tiroli Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana Regina de Jesus Santos Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação, Práxis, Ação Pedagógica, Processo Formativo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender o conceito de práxis à luz das concepções de Paulo Reglus Neves Freire e Adolfo Sánchez Vázquez, a fim de identificar aproximações conceituais entre os autores e suas implicações na ação pedagógica. O caminho metodológico escolhido foi a pesquisa bibliográfica amparada nos estudos dos autores supracitados e a partir de outros autores que também trabalham a práxis em suas diferentes formas, tendo como premissa entender o conceito e o contexto da práxis e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Ao término do estudo constatou-se que os diálogos conceituais possíveis entre Freire e Sánchez Vázquez no que tange à categoria práxis são de suma relevância ao campo educacional, sobretudo ao processo formativo de sujeitos, visto que ambas perspectivas têm a ação e a emancipação humana enquanto lócus de suas teorias, denotando, com isso, caminhos possíveis em prol de uma educação humanizadora e pautada por práticas pedagógicas enquanto unidades inseparáveis de teoria e prática, pelas diferentes dimensões da práxis, e possibilitando uma ação pedagógica comprometida com a práxis humana transformadora e revolucionária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL (Universidade Estadual de Londrina) (2020. Especialização em Docência na Educação Superior pela mesma Instituição de ensino Superior -UEL (2018-2019).

Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Luiz Gustavo Tiroli - Administração pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Discente do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do grupo de pesquisas e estudos Currículo, Formação e Trabalho Docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL) cadastrado e certificado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da região Sul do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa: Currículo, Formação e Trabalho Docente.

Publicado
23-12-2021
Como Citar
Rodrigues, S. de O., Tiroli, L. G., & Santos, A. R. de J. (2021). APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS ENTRE PAULO FREIRE E ADOLFO SÁNCHEZ VÁZQUEZ: A CATEGORIA PRÁXIS COMO AÇÃO CRIADORA, REFLEXIVA E TRANSFORMADORA NA AÇÃO PEDAGÓGICA. @rquivo Brasileiro De Educação, 9(18), 209-226. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p209-226
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier