O TERRITÓRIO USADO E AS PROFESSORAS DA AMAZÔNIA ACREANA
viver e lecionar no meio rural de Feijó/AC
Resumo
Objetivou-se identificar decisões pessoais e profissionais, de professoras da Amazônia Acreana, que são influenciadas pelas características do meio rural de Feijó/AC, sendo este o território usado onde elas vivem e trabalham. O referencial teórico se baseou na interpretação de Milton Santos para o território usado e como este é identificado em Feijó. A produção e a análise de dados se orientaram a partir das 10 entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras da Amazônia Acreana, sujeitas da pesquisa. Identificou-se que a decisão por conquistar uma propriedade privada no meio rural acreano, por meio dos programas de reforma agrária, é a prioridade das famílias deste território, em detrimento da educação e de outras políticas públicas que demoram a se estabelecer nos seringais. A opção pelo magistério é uma decisão coerente à vida das professoras deste território, já que a docência e o trabalho doméstico são as únicas profissões com grande oferta às mulheres locais. Esse cenário pressupõe o vasto campo de reconhecimento e estudo para as questões que envolvem o território Amazônico e, especialmente, para quem exerce a Educação do Campo na região: docentes da Amazônia brasileira.
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