DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE EVASÃO E PERMANÊNCIA ESCOLAR A PARTIR DAS PESQUISAS E DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA REDE FEDERAL

  • Jonis Manhães Sales Felippe Instituto Federal Fluminense
  • Sandra Helena de Araujo Lima Instituto Federal Fluminense
Palavras-chave: Evasão escolar, Permanência escolar, Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado

Resumo

Os desafios para o enfrentamento da evasão escolar permeiam as discussões sobre a educação brasileira em diferentes contextos históricos e políticos, constituindo-se em uma preocupação não apenas para educadores, mas para toda a sociedade. Visando ampliar a compreensão do fenômeno da evasão, este trabalho promove a sua articulação com o conceito de permanência escolar, que vem ganhando destaque nas produções acadêmicas recentes e nos documentos norteadores da educação no país atualmente. Desse modo, o artigo se apresenta como o resultado de pesquisas documentais e bibliográficas sobre os conceitos de evasão escolar e permanência escolar, com destaque para as suas manifestações no ensino médio integrado da Rede Federal de Educação Científica, Profissional e Tecnológica. Tais pesquisas evidenciaram diferentes percepções conceituais que, não sendo mutuamente excludentes, demonstram que fenômenos da evasão escolar e da permanência escolar, embora diferentes, precisam ser investigados de maneira complementar, tendo como foco a efetiva garantia do direito social à educação.

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Biografia do Autor

Jonis Manhães Sales Felippe, Instituto Federal Fluminense

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro e Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Política e Sociedade na área de Educação pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Mestre em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professor da área de Educação no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense).

Sandra Helena de Araujo Lima, Instituto Federal Fluminense

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Fluminense. Pedagoga do Instituto Federal Fluminense.

 

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Publicado
07-12-2023
Como Citar
Felippe, J. M. S., & Lima, S. H. de A. (2023). DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE EVASÃO E PERMANÊNCIA ESCOLAR A PARTIR DAS PESQUISAS E DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA REDE FEDERAL. @rquivo Brasileiro De Educação, 11(20), 277-299. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p277-299