A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao editor”.
  • Os trabalhos submetidos possuem até seis coautores. Submissões feitas por aluno de graduação e/ou de pós-graduação deverão ter a participação de pelo menos um(a) professor(a) da IES, mestre ou doutor, como orientador(a) ou coautor(a).
  • Os (co)autores são aqueles que efetivamente escreveram o trabalho submetido, independentemente de a atividade extensionista contar com a participação de outros integrantes.
  • O arquivo para submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para referências foram informadas quando necessário.
  • O RESUMO de ARTIGO do DOSSIÊ e de TEMÁTICA LIVRE e sua versão em LÍNGUA ESTRANGEIRA contém entre 150 e 200 palavras.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo, dessa forma, o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Partes.
  • A APRESENTAÇÃO DA MINIBIOGRAFIA contém titulação máxima e área, lugar de atuação profissional (se houver) e e-mail para contato.

Diretrizes para Autores

                                                  

I MODALIDADES DE TRABALHOS ACEITOS

 

  1. Os textos a serem publicados devem ser inéditos; no caso de artigos, do dossiê e de temática livre, devem conter entre 12 (doze) e 20 (vinte) páginas; os relatos de experiênciadevem conter entre 8 (oito) e 10 (dez) páginas;resenhas devem conter até 6 (seis) páginas.A configuração da página deve ser com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm, em espaço 1,5, na letra Times New Roman nº 12, no programa Microsoft Word, e podem estar escritos em português, inglês ou espanhol.

 

II INSTRUÇÕES PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS

 

Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente para o site da revista na seção Submissões online:

https://periodicos.pucminas.br/index.php/conecte-se/about/submissions

 

- Metadados – Devem ser preenchidos em sua totalidade, inclusive com a minibiografia acadêmica do autor.

 

  1. ARTIGOS – DOSSIÊ e TEMÁTICA LIVRE

 

  • Os textos, de todas as modalidades, devem ser digitados em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12 (exceto para notas de rodapé e citação longa recuada, fonte 10);
  • o espaçamento deve ser de 1,5 (um e meio, exceto para citações longas, acima de 03 linhas, e referências, cujo espaço é simples) entre as linhas e parágrafos, configuração da página com formatação de 3,0 cm para a margem superior e 2,0 cm para a inferior; 3 cm para a margem esquerda e 2,0 cm para a direita, em papel A4 (210 x 297 mm), justificado, orientação “retrato”;
  • o recurso “nota de rodapé” do Word só deverá ser utilizado em casos relevantes que não caibam na sequência lógica do texto;
  • todas as citações diretas e indiretas inseridas no texto deverão ser acompanhadas da chamada de referência (Autor, data e número da página ou localização, se houver) da obra de onde foram extraídas. Por exemplo: (Martins, 1994, p. 15).
  • as referências completas deverão ser listadas no final do texto na seção Referências, em ordem alfabética, sem numeração. Instruções disponíveis no link:https://www.pucminas.br/biblioteca/DocumentoBiblioteca/ABNT-Formatar-indicar-citacoes-e-referencia-las.pdf;
  • não devem ser numeradas a Introdução e a Conclusão. Para as demais seções, utilizar números arábicos.

 

A ESTRUTURA DO TEXTO DEVE APRESENTAR:

 

a) Título e subtítulo (se houver): na primeira linha da primeira página, à esquerda, em negrito, fonte Times New Roman, corpo 14, tudo em caixa alta.

 

b) Indicação de autoria: duas linhas abaixo do título, alinhada à direita, somente iniciais maiúsculas, seguida de nota de rodapé indicando titulação e instituição, assim como o e-mail para contato.

 

c) Resumo: resumo em Português e em mais uma língua (Inglês, Espanhol, Francês ou Italiano). Texto de 150 a 200 palavras, em parágrafo único, com 5 palavras-chave, fonte Times New Roman; corpo 12; alinhamento justificado; entrelinhas simples. O termo RESUMO deve estar em caixa alta e sem negrito.

 

d) Palavras-chave: devem estar logo abaixo do resumo. Colocar o título PALAVRAS-CHAVE em caixa alta, sem negrito. As palavras-chave devem ser separadas entre si por ponto e vírgulae finalizadas por ponto. “Devem ser grafadass com iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos” (NBR 6028, 2021, grifo nosso).

e) Citações diretas curtas (de até três linhas): devem integrar o corpo do texto, ser assinaladas entre aspas, sem itálico, e seguidas da indicação da chamada autor/data – sobrenome do autor, data da publicação, página, ou localização, se houver, entre parêntesis, p. ex.: (Sartre, 1988, p. 49), (Brasil, 1998, cap. V, art. 49, inc. I), (Dongo-Montoya, 2009, p. 264).

Deve-se repetir a norma para toda citação, mesmo para referência já utilizada; não utilizar ‘idem’ ou similares.

Obs.: havendo duas ou mais obras citadas do mesmo autor e ano, indicar, após a data, a letra “a” para a primeira e a letra “b” para a segunda citação, e assim sucessivamente. Ex.: (Marx, 1964a, p. 81), (Marx, 1964b, p. 112).

Para as citações cujo texto foi traduzido pelo autor do artigo deve-se incluir, ao final da chamada da citação, a expressão tradução nossa ou tradução própria dentro dos parêntesis, sem negrito.

Ex.:

Só o aparelho emocional permite dar peso a diversas soluções que exigem uma decisão. Se este aparelho permanecer mudo, as decisões tornam - se indiferentes: tudo é tão bom como tudo o resto, por isso nada vale nada. A perturbação da autoafetividade cerebral produz no paciente uma espécie de niilismo, uma indiferença absoluta, uma frieza que aniquila visivelmente toda diferença e toda dimensionalidade (Malabou, 2022, p. 271, tradução nossa).

Para destacar (em negrito) trechos da citação direta, utilizar uma das seguintes expressões: grifo nosso ou grifo próprio, como último elemento da chamada da citação; pode ocorrer tradução nossa, grifo nosso, conforme o caso. Se o destaque for no original, no trecho transcrito, não informar.

Ex.:

Para o materialista a forma essencial de realidade, seja ela especialmente qual for no seu especial sistema, é sempre uma realidade de que forma parte inalienavelmente um elemento ou espacial, ou, pelo menos, de inconsciência. Para o espiritualista, através de várias formas que pode tomar o espiritualismo, há sempre de central e essencial um elemento, o elemento da consciência, que é o que o espírito imediatamente concebe como sua base própria (Pessoa, 1980, p. 45, grifos nossos).

f) Citações longas (de quatro linhas a mais): devem constituir um parágrafo independente, recuado a 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 10, espaço simples e sem aspas, acompanhadas da chamada: sobrenome do autor, data da publicação página ou localização, se houver, entre parêntesis.

Obs.: “O ponto final deve ser usado para encerrar a frase e não a citação” (NBR 10520, 2023).Exemplo: “[...] todo processo de seleção deverá ser imparcial” (Carvalho, 1977, p. 15).

g) Citação de fonte secundária – citação de citação (quando inevitável): citar os autores dos dois textos: data e página do autor do documento original, se houver, a expressão apud seguida dos dados da fonte consultada. Ex.: (Andersen apud Marx, 1968, p. 23). Se no corpo do texto: Andersen citado por Marx (1968, p. 23).

* Para as citações indiretas (livres) a informação da página é opcional: (Sartre, 1988).

h) As notas explicativas devem ser inseridas no rodapé; não devem ser utilizadas para referência de obras.

i) Referências

As referências devem aparecer no final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome e de título do texto, quando se tratar de mais de uma obra do mesmo autor. Devem constar nessa seção apenas as obras das quais foram retiradas citações diretas ou indiretas. A lista de referências deve seguir o modelo dos exemplos abaixo:

Livros

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título do livro (em negrito): subtítulo, se houver (sem negrito). Nome do tradutor, se houver. Número da edição (a partir da segunda), Local de publicação, Editora, ano de publicação.

Ex.:

FREGE, Gottlob. Lógica e filosofia da linguagem. Seleção, introdução, tradução e notas de Paulo Alcoforado. 2. ed. ampl. e rev. São Paulo: Edusp, 2009.

VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Escritos de filosofia IV. Introdução à ética filosófica 1. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Tradução de Ísis Borges B. da Fonseca. 21. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2013.

 

 

Parte de obra

SOBRENOME DO AUTOR DA PARTE (ou capítulo), Prenome sem abreviatura. Título da parte (subtítulo, se houver, antecedido de dois pontos), sem negrito. In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Prenome sem abreviatura. Título do livro (em negrito): subtítulo, se houver. Nome do tradutor, se houver. Número da edição (a partir da segunda), Local de publicação, Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final da parte (obrigatório).

Ex.:

FREGE, Gottlob. Sobre o sentido e a referência. In: FREGE, Gottlob. Lógica e filosofia da linguagem. Seleção, introdução, tradução e notas de Paulo Alcoforado. 2. ed. ampl. e rev. São Paulo: Edusp, 2009. p. 129-158.

Artigos de periódicos

  • Autor único:

MARQUES, Bonifácio. Filosofia e cultura. Revista Brasileira de Filosofia, São Paulo, v. 2, n. 6, p. 10-21, out./dez., 2001.

PINTO, Paulo Roberto Margutti. Aspectos do problema da causalidade em Kant. Síntese: revista de filosofia, Belo Horizonte, n. 87, p.17-32, jan. 2000.

RODRIGUES, Carla. Antígona: lei do singular, lei no singular. Sapere Aude. v. 3, n. 5, 2012. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view /3500.  Acesso em: 23 ago. 2012.

  • Mais de um autor: (até três, informar todos)

KLOTZ, Christian; NOUR, Soraya; DIETER Henrich. Leitor de Kant: sobre o fato legitimador na dedução transcendental das categorias. Kriterion: revista de filosofia, Belo Horizonte, n. 115, p. 145-165, jan. 2007.

Trabalhos acadêmicos (teses e dissertações):

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título (em negrito): subtítulo (se houver). Ano de publicação. Tipo de documento (Titulação) – Instituição de Ensino, Local da Instituição, ano da defesa ou da apresentação.

Ex.:

RODRIGUES, Ana Lúcia Aquilas. Impacto de um programa de exercícios no local de trabalho sobre o nível de atividade física e o estágio de prontidão para a mudança de comportamento. 2009. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia Experimental) – Faculdade de Medicina, Universidade São Paulo, São Paulo, 2009.

 

 

Trabalhos apresentados em eventos e publicados em Anais

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do trabalho sem negrito, aspas ou itálico. In:NOME DO EVENTO (em caixa alta), Número do evento, se houver, ano e local de realização. (em negrito) Anais [...]. Local da publicação: editora, data. páginas inicial e final do texto.

Ex.:

MACIEL, Alderlândia. MAZZILLI, Sueli. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: percursos de um princípio constitucional. In:ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 33, 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UERJ, 2010.

Obs: O espaçamento entre as linhas das referências citadas deve ser simples e entre as referências espaço 1,5, justificado à esquerda.

j) Abreviações

As abreviações e siglas, em sua primeira aparição, devem indicar a que nome, por extenso, correspondem no texto, p. ex.: [...] a Organização Mundial da Saúde (OMS). A partir de então, pode ser utilizada apenas a sigla.

  1. RESENHA

Resenhas de publicações nacionais ou estrangeiras, bem como de teses e dissertações, com no máximo 6 (seis) páginas. O texto das resenhas deve ser antecedido da referência completa da obra resenhada. As resenhas de dissertações e teses devem conter: título; nome do autor (incluindo em nota de rodapé sua titulação e filiação institucional, assim como endereço ee-mailpara contato).

Para resenhas não se pede o resumo do texto nem as palavras-chave.

  1. RELATO DE EXPERIÊNCIA

A seção “Relato de experiência” é um espaço para reflexões temáticas, relatos sobre pesquisas em andamento, textos breves apresentados em eventos, entrevistas e demais trabalhos que não se enquadram nas outras seções aqui descritas. Devem apresentar resumo (de 50 a 100 palavras, com 5 palavras-chave, fonte Times, corpo 12, alinhamento justificado, entrelinha simples, três linhas abaixo do nome do autor).

 

Para outras informações, além das contidas aqui, ver https://www.pucminas.br/biblioteca/DocumentoBiblioteca/ABNT-GUIA-COMPLETO-Elaborar-formatar-trabalho-cientifico.pdf

 

     4. RESUMO EXPANDIDO

O texto deve conter:

TÍTULO DE TRABALHO

TÍTULO EM SEGUNDA LÍNGUA

(Centralizado, em letras maiúsculas, em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14. Subtítulo, se houver, em letras minúsculas, separado por dois pontos (:), no limite máximo de 135 caracteres.)

Ex. AFETO NO DIREITO DE FAMÍLIA: sentimento propulsor das relações humanas

  • Deve conter: nomes completos dos autores, inclusive do professor responsável, como (co) autor, usando:

Nome completo dos autores em negrito[1]

Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento à direita

Espaçamento entre linhas de 1,5 linhas, sem recuo e em negrito

Cada nome em uma linha, com sua respectiva nota de rodapé

[1] Formação/atuação profissional. Vínculo institucional. Fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples, sem recuo. E-mail: xxx@pucminas.br.

Exemplo: Discente do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Barreiro. E-mail: revista@pucminas.br

 

O resumo expandido deve conter no mínimo 1000 e no máximo 1500 palavras, em formato .doc ou .docx, em tamanho A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5, margens superior e esquerda 3cm e inferior e direita 2cm, com deslocamento de 1,25cm da primeira linha indicativa de parágrafo.

O texto do resumo expandido conterá as seguintes seções: Introdução, Fundamentação teórica, Metodologia, Discussão e Resultados, Considerações e Referências. O trabalhodeve ser apresentadoem formato (.doc ou .docx; não serão aceitos arquivos em .pdf).

INTRODUÇÃO: deve ser breve e, de forma clara, justificar o problema estudado. Nela deverão ser informados os objetivos do trabalho realizado.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Exposição sucinta do referencial teórico com que se operou para a produção da análise empírica ou da discussão teórica apresentada.

METODOLOGIA

Deve fazer com que o leitor entenda os procedimentos utilizados na prática curricular, projeto ou outra produção de instâncias da PUC Minas.

DISCUSSÃO E/OURESULTADOS

Devem, àluz do aporte teórico utilizado no trabalho de pesquisa extensionista, evidenciar a análise e a discussão dos dados obtidos. Podem-se usar recursos ilustrativos de figura ou tabela, acompanhados de análise, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. A fonte deve ser abaixo da figura e/ou tabela sem negrito.

Figura 1 – Orientações para adição de figuras e tabelas

Fonte: (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 2009).

Consiste na discussão à luz do quadro teórico escolhido. Cabe, nesta seção, portanto, apresentar a ação extensionista, contextualizando-a com os achados na literatura sobre o tema e/ou, se for o caso, mostrar análise dos resultados obtidos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Deverão ser considerados os objetivos explicitados e os resultados indicados no Resumo Expandido.

Palavras-chave: estas não devem estar presentes no título. Devem vir na linha imediatamente abaixo, das Considerações finais, (no mínimo três e no máximo cinco) para indexação, com alinhamento justificado, separadas por ponto e vírgula, com inicial minúscula (exceto para nomes próprios) e finalizadas por ponto.

Ex. Palavras-chave: parentesco; humanidades; sentimento.

Palavras-chave em língua estrangeira devem ser traduzidas do resumo em língua portuguesa e no mesmo formato das Palavras-chave em língua portuguesa.

Financiamento:no caso de projetos que foram financiados, destacar, na linha imediatamente abaixo da área de conhecimento, o(s) órgão(s) financiador(es) da produção acadêmica.

REFERÊNCIAS

As referências devem aparecer no final, em ordem alfabética de sobrenome e de título do texto, quando se tratar de mais de uma obra do mesmo autor. Devem constar nessa seção apenas as obras das quais foram retiradas citações diretas ou indiretas. A lista de referências deve seguir o modelo dos exemplos abaixo:

Livros

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título do livro (em negrito): subtítulo, se houver (sem negrito). Nome do tradutor, se houver. Número da edição (a partir da segunda), Local de publicação, Editora, ano de publicação.

Ex.:

FREGE, Gottlob. Lógica e filosofia da linguagem. Seleção, introdução, tradução e notas de Paulo Alcoforado. 2. ed. ampl. e rev. São Paulo: Edusp, 2009.

VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Escritos de filosofia IV. Introdução à ética filosófica 1. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Tradução de Ísis Borges B. da Fonseca. 21. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2013.

Parte de obra

SOBRENOME DO AUTOR DA PARTE (ou capítulo), Prenome sem abreviatura. Título da parte (subtítulo, se houver, antecedido de dois pontos), sem negrito. In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Prenome sem abreviatura.Título do livro(em negrito): subtítulo, se houver. Nome do tradutor, se houver. Número da edição (a partir da segunda), Local de publicação, Editora, ano de publicação.Páginas inicial e final da parte (obrigatório).

Ex.:

FREGE, Gottlob. Sobre o sentido e a referência. In: FREGE, Gottlob. Lógica e filosofia da linguagem. Seleção, introdução, tradução e notas de Paulo Alcoforado. 2. ed. ampl. e rev. São Paulo: Edusp, 2009. p. 129-158.

Artigos de periódicos

  • Autor único:

MARQUES, Bonifácio. Filosofia e cultura.Revista Brasileira de Filosofia, São Paulo, v. 2, n. 6, p. 10-21, out./dez., 2001.

PINTO, Paulo Roberto Margutti. Aspectos do problema da causalidade em Kant. Síntese:revista de filosofia, Belo Horizonte, n. 87, p.17-32, jan. 2000.

RODRIGUES, Carla. Antígona: lei do singular, lei no singular. Sapere Aude. v. 3, n. 5, 2012. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view /3500. Acesso em: 23 ago. 2012.

  • Mais de um autor: até três, todos devem ser citados.

KLOTZ, Christian; NOUR, Soraya; DIETER Henrich. Leitor de Kant: sobre o fato legitimador na dedução transcendental das categorias. Kriterion: revista de filosofia, Belo Horizonte, n. 115, p. 145-165, jan. 2007.

Trabalhos acadêmicos (teses e dissertações)

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título (em negrito): subtítulo (se houver). Ano de publicação. Tipo de documento (Titulação) – Instituição de Ensino, Local da Instituição, ano da defesa ou da apresentação.

Ex.:

RODRIGUES, Ana Lúcia Aquilas. Impacto de um programa de exercícios no local de trabalho sobre o nível de atividade física e o estágio de prontidão para a mudança de comportamento. 2009. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia Experimental) – Faculdade de Medicina, Universidade São Paulo, São Paulo, 2009.

Trabalhos apresentados em eventos e publicados em Anais:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do trabalho sem negrito, aspas ou itálico. In:NOME DO EVENTO (em caixa alta), Número do evento, se houver, ano e local de realização. (em negrito) Anais [...]. Local da publicação: editora, data. páginas inicial e final do texto. Ex.:

MACIEL, Alderlândia. MAZZILLI, Sueli. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: percursos de um princípio constitucional. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 33, 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UERJ, 2010.

Obs: O espaçamento entre as linhas das referências citadas devem ser simples e entre as referências espaço 1,5, justificado à esquerda.

  1. G) ABREVIAÇÕES

As abreviações e siglas, em sua primeira aparição, devem indicar a que nome, por extenso, correspondem no texto, p. ex.: [...] a Organização Mundial da Saúde (OMS). A partir de então, pode ser utilizada apenas a sigla.

Para outras informações, além das contidas aqui, ver https://www.pucminas.br/biblioteca/DocumentoBiblioteca/ABNT-GUIA-COMPLETO-Elaborar-formatar-trabalho-cientifico.pdf

 

III APRECIAÇÃO PELO CONSELHO EDITORIAL

 

  • Os trabalhos apresentados serão avaliados pela Comissão Editorial, que os encaminhará a consultores ad hoc, a seu critério.
  • A Comissão reserva-se o direito de apontar possíveis correções nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas da revista; e de efetuar pequenas alterações que não afetem o conteúdo do texto, sem comunicação.
  • Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos.
  • Em caso de aceitação com indicação de alterações, os trabalhos deverão ser revistos pelos autores e devolvidos para nova avaliação em um prazo de 20 dias.

 

IV DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

 

O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem à Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que esse texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.