Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- 1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- 2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, ODF ou RTF e utiliza a fonte Georgia.
-
3. Se for um texto para a seção Dossiê ou Artigos, atesto que o arquivo tem de 10 a 20 páginas;
Se for um texto para a seção Debates e Comunicações, atesto que o arquivo tem de 5 a 8 páginas;
Se for um texto para a seção Resenhas, atesto que o arquivo tem até 3 páginas.
-
4. Quanto aos elementos pré-textuais, asseguro que foi utilizada a seguinte formatação: TITULO (em caixa alta) / Subtítulo (sem caixa alta) - máximo de 15 palavras, fonte Georgia, centralizado, não-itálico, negrito, tamanho 16 para título, tamanho 14 para subtítulo;
TÍTULO (em caixa alta) / Subtítulo em inglês (sem caixa alta) - máximo de 15 palavras, fonte Georgia, centralizado, itálico, tamanho 14 para título, tamanho 12 para subtítulo;
TÍTULO (em caixa alta) / Subtítulo em espanhol (sem caixa alta) - máximo de 15 palavras, fonte Georgia, centralizado, itálico, tamanho 14 para título, tamanho 12 para subtítulo;
Resumo em português (De 100 a 200 palavras, espaço simples, fonte Georgia, não-itálico, tamanho 11);
Três a seis palavras-chave, separadas por ponto no arquivo e separadas por enter nos metadados (espaço simples, fonte Georgia, não-itálico, tamanho 11);
Resumo em inglês/Abstract (de 100 a 200 palavras, espaço simples, fonte Georgia, itálico, tamanho 11);
Três a seis palavras-chave em inglês/key words, separadas por ponto no arquivo e separadas por enter nos metadados (espaço simples, fonte Georgia, itálico, tamanho 11);
Resumo em espanhol/Resumen (de 100 a 200 palavras, espaço simples, fonte Georgia, itálico, tamanho 11);
Três a seis palavras-chave em espanhol/palabras clave, separadas por ponto no arquivo e separadas por enter nos metadados (espaço simples, fonte Georgia, itálico, tamanho 11); -
5. Quanto aos elementos textuais, asseguro utilizar a seguinte formatação:
- O texto do arquivo (exceto resenhas e editorial) está subdividido em 1. Introdução, 2. Itens e subitens do desenvolvimento, 3. Considerações finais;
- Utiliza espaçamento 1,5; usa fonte Georgia tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);
- As citações no corpo do texto ou em notas de rodapé utilizam o formato (Sobrenome, ano, página);
- Notas de rodapé são, exclusivamente, notas explicativas, comentários adicionais ou textos originais traduzidos no corpo do arquivo.
- Se houver figuras e tabelas, estas se encontram inseridas no texto;
- Todas as citações foram referenciadas ao final.
-
6. Quanto aos elementos pós-textuais, asseguro conforme segue:
As referências informam exclusivamente as citações contidas no corpo do arquivo;
URLs para as referências foram informadas quando possível;
Foram utilizadas as referências conforme as orientações para artigos científicos do Padrão PUC Minas de Normalização.
-
7. Na última página do arquivo inseri os dados finais conforme indicado a seguir: Apoio: Nome por extenso da instituição de apoio, e número de Processos quando for o caso. Suprimir esta informação se não houver apoio. Exemplo: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Recuo de 1,5 cm, fonte Georgia, tam. 11, itálico, justificado, espaçamento 6 pt depois do parágrafo)
Contribuição na coautoria: Se houver somente um autor/ayuora suprimir esta informação. Se houver mais de um autor/autora eles devem descrever a participação de cada autor. Concepção e planejamento do estudo: (Iniciais dos Nomes completos dos autores) AAA, XXXX. Coleta, análise e interpretação dos dados: AAA. Elaboração ou revisão do manuscrito: AAA, XXXX. Aprovação da versão final: AAA, XXXX. Responsabilidade pública pelo conteúdo do artigo: XXX. (Recuo de 1,5 cm, fonte Georgia, tam. 11, itálico, justificado, espaçamento 6 pt depois do parágrafo)
Conflito de interesses: O autor/a declara não haver conflito de interesses. (Quando for mais de um autor, “Os coautores/as declaram não haver conflitos de interesses) (Recuo de 1,5 cm, fonte Georgia, tam. 11, itálico, justificado, espaçamento 6 pt depois do parágrafo).
Comitê de ética: Nome da Instituição. Processo n° (Se não houver suprimir esta informação. Recuo de 1,5 cm, fonte Georgia, tam. 11, itálico, justificado, espaçamento 6 pt depois do parágrafo) Exemplo: Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais. Processo n° 4.264.447.
Recebido em: editor coloca dd-mm-aaaa (Recuo de 1,5 cm, fonte Georgia, tam. 11, itálico, justificado, espaçamento 6 pt depois do parágrafo)
Aprovado em: editor coloca dd-mm-aaaa (Recuo de 1,5 cm, fonte Georgia, tam. 11, itálico, justificado, espaçamento 6 pt depois do parágrafo)
(um espaço de 1,5 cm, letra tamanho 12 na última linha)
- 8. Todas as pessoas que assinam o trabalho como autor, autora, coautor ou coautora, assume total responsabilidade pela qualidade metodológica, teórica, técnica e gramatical do texto, além de assegurarem a irrestrita aplicação da NBR 10520/2023, do Padrão PUC Minas de Normalização e das normas da INTERAÇÕES.
- 9. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (dossiê, artigos, debates e comunicações), as instruções disponíveis em Garantindo a avaliação cega por pares foram seguidas.
- 10. Todas as pessoas que assinam o trabalho confirmam o adequado e completo preenchimento dos metadados da submissão, nos três idiomas da revista. É fundamental que as informações sejam precisas e estejam em conformidade com os padrões exigidos. Estou ciente de que a ausência ou a inadequação formal de qualquer dado em qualquer dos três idiomas da revista poderá resultar no cancelamento da submissão na etapa de recepção do arquivo. Portanto, asseguro ter revisado cuidadosamente todos os dados acima antes de submeter o presente arquivo.
-
11. Todos os campos dos metadados relativos às informações sobre autoria, coautoria (se houver) foram devidamente preenchidos e seguiram o padrão indicado. a) Nome - todos os termos exceto o último sobrenome sem utilizar caixa alta; b) Sobrenome - apenas o último sobrenome sem utilizar caixa alta. Exceção para agnomes (Ex.: Silva Neto, Silva Júnior) e para sobrenomes compostos (Ex.: Martínez-Vásquez); c) Contato: e-mail de seu uso frequente; d) País - inserir o país de sua residência atual; e) URL - inserir o link do seu Currículo Lattes; f) ORCID - inserir o link do seu ORCID (cadastre-se gratuitamente em www.orcid.org); g) Instituição/afiliação - por extenso (Atenção: não serão aceitas siglas ou abreviações); h)
Resumo da biografia. Utilizar obrigatoriamente esta ordem e formato: Máxima titulação pela. Titulação pela . Formação em andamento (quando for o caso) pela - 12. Confirmo estar ciente de que a submissão poderá ser rejeitada na etapa de pré-avaliação caso qualquer dos itens acima estiver em desacordo com o padrão da INTERAÇÕES.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).