CRISES DE UM BRASIL LAICO, CRISES DO ENSINO RELIGIOSO

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Luzinete Nass

Resumo

Neste artigo, procuramos contribuir com as reflexões sobre a polêmica existência do Ensino Religioso (ER) em um Brasil laico e envolto historicamente em diversas crises sociais, políticas e econômicas. Por meio de um estudo bibliográfico, problematizamos o ER na escola pública, dialogando com as discussões trazidas pelas proposições legislativas, educacional e científica, abordando brevemente o contexto da pandemia que atinge o país desde 2020, agravada pelas decisões políticas do governo brasileiro no período. Nesses anos pandêmicos observamos as dificuldades enfrentadas pela educação em geral, uma vez que a necessidade do ensino remoto e virtual promoveu novos contornos às relações de ensino-aprendizagem. Em relação ao ER, o novo normal permitirá ainda que algumas reflexões acerca da religião, das religiosidades e da espiritualidade sejam atualizadas, uma vez que, em contextos de crise, há um maior apelo às religiões e experiências religiosas podem ser aprimoradas. Na literatura, as propostas recentes para o ER abordaram não só questões sobre legitimidade, legislação, e o confronto com a laicização no ambiente educacional, mas procuram recuperar também o âmbito emocional e afetivo da religião que, em contextos graves como o da recente pandemia, poderá – e deverá – ser abordado em sala de aula.

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Como Citar
NASS, L. CRISES DE UM BRASIL LAICO, CRISES DO ENSINO RELIGIOSO. INTERAÇÕES, v. 18, n. 2, p. e182t01, 9 out. 2023.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Luzinete Nass, Faculdade Unida de Vitória

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória. UNIDA. Brasil. ORCID: 0000-0003-1511-445X. E-mail: luzinetenass.ln@gmail.com.

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