Correspondências exílicas cubanas: um diálogo fragmentado da memória em Informe contra mí mismo
Resumo
Este estudo objetiva analisar as correspondências e a tensão crítica e emocional que são inerentes ao livro Informe contra mí mismo, de Eliseo Alberto. Promove-se a discussão sobre sua escrita fragmentada e o componente histórico-político das cartas. Foi traçada, também, uma interconexão com as significâncias implícitas do gênero epistolar, sua legitimidade comunicativa e a escrita de si que determinam sua leitura o diálogo íntimo de Alberto, que oscila entre o privado e público, o afetivo e o denunciatório, o simbólico e o inespecífico. A análise utiliza um método descritivo, qualitativo de caráter bibliográfico com base em ensaios, textos literários, culturais e o acervo epistolário cubano recente. O conceito de gênero epistolar se fundamentou nas obras de Arfuch (2010), Haroche-Bouzinac (2016), Díaz (2016) e Todorov (2003); o afeto e a escrita de si tem como base textos de Leone (2014), Klinger (2014) e Assmann (2011). E, por último, o exílio, a literatura fragmentada e inespecífica se escora nas obras de Weimer (2008); Garramuño (2008, 2009, 2014, 2015), Ludmer (2007, 2013), e Rojas (2004), entre outros.
Downloads
Referências
ALBERTO, Eliseo. Informe contra mí mismo. 2. ed. Barcelona: Alfaguara, 2016.
ALBERTO, Eliseo. Informe contra mí mismo. Madrid: Extra Alfaguara, 1997.
ARFUCH, Leonor. O Espaço Biográfico. Dilemas da Subjetividade Contemporânea. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010.
ASSMANN, Aleida. IV Corpo. In: ASSMANN, Aleida. In: Espaços da Recordação. Formas e transformações da memória cultural. Campinas: EdUnicamp, 2011, p. 259-316.
BAUMAN, Zygmunt. 44 cartas desde el mundo líquido. Barcelona: Paidós, 2011.
BORRERO, Juana. Epistolario. 2 tomos. La Habana: Academia de Ciencias de Cuba, Instituto de Literatura y Lingüística, 1966 - 1967.
CANCLINI, Néstor García. Diferentes, desiguais e desconectados. Mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.
CASSANY, Daniel. Tras las líneas. Sobre la lectura contemporánea. Barcelona: Anagrama, 2006.
DI LEONE, Luciana. Poesia e escolhas afetivas. Edição e escrita na poesia contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. São Paulo: Edusp, 2017.
FORJAS, Manuel López. Literatura, psicología y confesión: El Informe contra mí mismo de Eliseo Alberto. Graffylia. n. 21, julio-diciembre, 2015, p. 17-32.
GARRAMUÑO, Florencia. La experiencia opaca. Literatura y desencanto. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009.
______. Frutos estranhos. Sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
______. Mundos en común. Ensayos sobre la inespecifidad en el arte. México D.F: Fondo de Cultura Económica, 2015.
______. Formas da impertinência. In: Expansões Contemporâneas. Literatura e outras formas. KIFFER, Ana; GARRAMUÑO, Florencia. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
GÓMEZ DE AVELLANEDA, Gertrudis. Autobiografía y epistolarios de amor. Ed. Alexander Roselló Selimov. Newark: Juan de la Cuesta 1999.
______. Cartas inéditas existentes en el Museo del Ejército. Ed. e In: José Priego Fernández del Campo. Madrid: Fundación Universitaria Española, 1975.
GUERRA, Wendy. Todos se vão. São Paulo: Saraiva, Benvirá, 2011.
GUILLÉN. Nicolas. Epistolario de Nicolás Guillén. La Habana, Cuba: Editorial Letras Cubanas, 2002.
GRAU, Olga. Tiempo y escritura: el diario y los escritos autobiográficos de Luis Oyarzún. Santiago de Chile: Editorial Univeristaria, 2016.
GUTIÉRREZ, José Ismael. Cartografías Literarias del exilio. Tres Poéticas Hispanoamericanas. Hispanic Literature, vol. 93. New York: The Edwin Mellen Press, 2005.
HAROCHE-BOUZINAC, Geneviève. Escritas epistolares. São Paulo: Edusp, 2016.
ILIE, Paul. Literatura y exilio interior (Escritores y sociedad en la España franquista). Madrid: Editorial Fundamentos, 1981, p. 7-13.
KIFFER, Ana. A escrita e o fora de si. In: Expansões Contemporâneas. Literatura e outras formas. KIFFER, Ana; GARRAMUÑO, Florencia. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
KLINGER, Diana. Literatura e ética, da forma para a força. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
KOHLRAUSCH, Regina. Gênero epistolar: a carta na literatura, a literatura na carta, rede de sociabilidade, escrita de si. Letrônica. v.8, n. 1. Porto Alegre: janeiro-junho, 2015, p. 148-155.
MARTI, José. Epistolario. v. 20. La Habana: Editorial de Ciencias Sociales, 1992.
______. Cartas de amistad. Caracas: Editorial Arte, 2003.
MARTÍNEZ, Manuel, Díaz. Solo un breve rasguño en la solapa. Logroño: AMG Editor, 2002.
MORETTI, Franco. A literatura vista de longe. Porto Alegre: Arquipiélago Editoral, 2008.
LEZAMA LIMA, José. El reino de la imagen. Venezuela, Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1981.
LUDMER, Josefina. Literaturas postautónomas 2.0. Propuesta Educativa. n. 32. Buenos Aires, Argentina: Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, 2009, p. 41-45.
______. Aqui América Latina. Uma especulação. Belo Horizonte: Editora UFMG, Humanitas, 2013.
PILLAR, Analice Dutra. Leitura e Releitura. In: A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1999. Cap. 1, p. 9-21.
RIVERO, Raúl. Lesiones de Historia. Cádiz: Aduana Vieja, 2005.
ROJAS, Rafael. Los nudos de la memoria. Cultura, reconciliación y democracia en Cuba. Revista Encuentro de la Cultura Cubana. Madrid: 2004, p. 88-101.
SANTIAGO, Silvano. Nas malhas da letra. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
SEFCHOVICH, Sara. Informe contra mí mismo. Un libro emblemático. Revista de la Universidad de México. n. 91, 2011, p. 25-27.
SOUZA, Eneida Maria de. Janelas Indiscretas. Ensaios de crítica biográfica. Belo Horizonte: Editora UFMG, Humanitas, 2011.
STRAUSFELD, Michi (ed.). Nuevos narradores cubanos. Madrid: Siruela, 2002.
TODOROV, Tzvetan. Poética da prosa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
VIOLI, Patrizia. La intimidad de la ausencia: formas de la estructura epistolar. Revista de Occidente. n. 68. Madrid: Fundación Ortega y Gasset, 1987, p. 87-89.
WEIMER, Tanya. N. La diáspora cubana en México. Terceros espacios y miradas excéntricas. vol.20. New York: Peter Lang Publishing, 2008.
Copyright (c) 2023 Editora PUC Minas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".