DIREITOS HUMANOS, RELIGIÃO E POLÍTICA POR UM DESPERTAR DO ANSEIO ÉTICO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Chama a atenção desde meados da década de 1980 a crescente presença de representantes religiosos - especialmente os de denominações evangélicas - no meio político brasileiro. Tal fato instigou diversos autores brasileiros a pensarem na questão dos “fenômenos” de laicização e secularização em nosso contexto. Não focaremos aqui na complexidade em torno destas categorias, mas destacaremos o modo como elas se relacionam com o “avanço” da religião sobre o espaço público no Brasil. Além disto, analisaremos o desdobramento dessa relação conflituosa no que diz respeito à questão dos Direitos Humanos. Por fim, apresentaremos um possível caminho que as “religiões brasileiras” podem tomar para o avanço dos direitos das minorias no país, a partir das noções de moral e virtude dinamogência propostas por Durkheim.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
Referências:
DURKHEIM, Émlie. O problema religioso e a dualidade da natureza humana. Debates do NER, Porto Alegre, v.13, n.22, p.27-61, 2012.
JOAS, Hans. A secularização conduz à decadência moral? In: SOCIOLOGIAS-UFRGS, Porto Alegre, v.17, n.39, p.224-246, mai./ago. 2015.
MACHADO. Maria das Dores Campos. A magia e a ética no pentecostalismo brasileiro. Estudos de religião, São Paulo, ano 21, n. 33, p. 12-26, jul/dez 2007.
MARIANO, Ricardo; PIERUCCI, Antônio Flávio. O envolvimento dos pentecostais na eleição de Collor. Novos Estudos, n.4, nov. 1992. p. 92-106.
MARIANO, Ricardo. Laicidade à brasileira: Católicos, pentecostais e laicos em disputa na esfera pública. Civitas, Porto Alegre, v.11, n.2, 2011, p.238-258.
SAKAMOTO, Leonardo. A placa diz que a cidade é de Jesus. Mas ele me disse que é intriga.
Disponível em: blogdosakamoto.blogsfera.uol.com.br/2016/06/19/a-placa-diz-que-a-cidade-e-de-jesus-mas-ele-me-disse-que-isso-e-intriga/ (acesso em: 19 de jun. 2016).
SCHULTZ, Adilson. O aspecto universal dos Direitos Humanos em tensão criativa com a dimensão relativa da Religião. In: ROSSI, Luiz Alexandre, JUNQUEIRA, Sérgio. (Org.). Religião, Direitos Humanos e Laicidade. São Paulo: Fonte Editorial, 2015, v. 1, p. 111-124.
WEISS, Raquel. A teoria moral de Émile Dukheim. In: XIII Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia, 2007, Recife. Anais do XIII Encontro da SBS.