O MITO INDÍGENA DA TERRA SEM MAL COMO PANO DE FUNDO PARA A IDEIA DE UMA CIÊNCIA DA RELIGIÃO AUTONOMIZADA

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Nestor Figueiredo

Resumo

O objetivo deste trabalho é explorar a possibilidade de uma Ciência da Religião autonomizada, orientada pela seguinte questão: o que uma disciplina detentora de conceitos, metodologias e teorias que tenham origem em seu objeto, poderia significar para estudos que o abordam fora desse protagonismo epistemológico sugerido, como fazem algumas abordagens das Ciências Sociais e da Fenomenologia da Religião? Operacionalmente, utilizamos um exemplo e uma conjectura, ao trazer tanto os problemas de análise do mito da Terra sem mal com base no aparato teórico próprio das Ciências Sociais (o exemplo), quanto os desafios provenientes de categorias situadas dentro da Ciência da Religião, porém ainda em chave fenomenológica (a conjectura). A partir deste paralelo, trazemos a ideia de uma Ciência da Religião autônoma como possibilidade de solução em relação às limitações que uma e outra perspectiva enfrenta partindo apenas de seus pressupostos, ambas, porém, se dirigindo ao mesmo objeto de estudo: religião. Nas considerações finais, retomamos este percurso, ressaltando a necessidade de superação destes problemas sob a sugestão de uma síntese metodológica que esta Ciência da Religião poderia empreender.

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Como Citar
FIGUEIREDO, Nestor. O MITO INDÍGENA DA TERRA SEM MAL COMO PANO DE FUNDO PARA A IDEIA DE UMA CIÊNCIA DA RELIGIÃO AUTONOMIZADA. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 13, n. 24, p. 459–502, 2018. DOI: 10.5752/P.1983-2478.2018v13n24p459-502. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/17514. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Nestor Figueiredo, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Doutorando em Ciências das Religiões, PPGCR/UFPB. Graduado e Pós-Graduado em Letras, PPGL/UFPB. Bacharel em Ciências das Religiões, UFPB.