DIZER DEUS E O HUMANO NO CONTEXTO DA PÓS-MODERNIDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O contexto pós-moderno está marcado pela forte crise de sentido que experimenta os indivíduos, depois do colapso do sujeito moderno e a emergência da vulnerabilidade. Existem inúmeras interpretações desta vulnerabilidade, da mesma forma que multiplicam os contextos e seus sujeitos. Esta nova subjetividade, marcada pela aguda consciência da finitude, da culpabilidade e da possibilidade de redenção que chega pela alteridade amorosa, torna-se o novo o solo fecundo para pensar e dizer a experiência de Deus e do humano no coração da pós-modernidade. Nesse horizonte, este texto se propõe a apresentar duas versões de narrativas da experiência cristã em tempos de fragmentos, que nos coloca em contato com a pluralidade de aproximação ao mistério humano-divino em tempos pós-modernos.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALISON, James. El retorno de Abel: las huellas de la imaginación escatológica. Barcelona: Helder, 1999.
ALINSON, James. “Los câmbios de tono em la voz de Dios: entre el deseo divino y la marea humana”. In: MENDOZA-ÁLVAREZ, Carlos. Cristianismo posmoderno o postsecular? Por una interpretación teológica de la modernidade tardía. Mexico: Universidad Iberoamericana, 2008, p. 39-53.
ALISON, James. Fé além do ressentimento: fragmentos católicos em voz gay. São Paulo: É Realizações, 2010.
ALISON, James. O pecado original à luz da ressurreição: a alegria de descobrir-se equivocado. São Paulo: É Realizações, 2011.
BRIGHENTI, A e HERMANO, R. A teologia da libertação em prospectiva. Congresso Continental de teologia. São Paulo: Paulus/Paulinas, 2013.
GIRARD, René e CHANTRE, Benoît. Rematar Clausewitz. Além da guerra. São Paulo: É Realizações, 2011.
MONTOYA, Ángel Francisco Méndez. “Alimentação divina: gastroerotismo e desejo eucarístico”. In: Concilium, n. 310, v. 2, 2005, p. 11-20.
MONTOYA, Ángel Francisco Méndez. El banquete de Sofia: una visión de la comunidad erótico-agapéica. In: MENDOZA-ÁLVAREZ, Carlos (Coord.). Cristianismo pós-moderno o postsecular? Por una interpretación teológica de la modernidad tardía. México: Iberoamericana, 2008, p. 55-68.
MONTOYA, Ángel Francisco Méndez. Festín del deseo: hacia uma teologia alimentaria”. México: Jus, 2010.
MENDOZA ÁLVAREZ, Carlos. “Entre nihilismo y vuelta al fundamento”. In: MENDOZA ÁLVAREZ, Carlos (coord.). ¿Cristianismo posmoderno o postsecular? Por una interpretación teológica de la modernidad tardía. México: Universidad Iberoamericana, 2008, p. 17-36.
MENDOZA ÁLVAREZ, Carlos. El Dios escondido de la posmodernidad. Deseo, memoria e imaginación escatológica. Ensayo de teologia fundamental posmoderna. Guadalajara: SUJ, 2010.
MENDOZA ÁLVAREZ, Carlo. Extra victimas salus non est ou da vigência da teologia da libertação em tempos pós-modernos. In: BRIGHENTI, A e HERMANO, R. A teologia da libertação em prospectiva. Congresso Continental de teologia. São Paulo: Paulus/Paulinas, 2013, pp. 323-341.
MILBANK, John. Teologia e teoria social para além da razão secular. São Paulo: Loyola, 1995.
MENDOZA ÁLVAREZ, Carlos. Deus ineffabilis. Una teologia posmoderna de la revelación del fin de los tiempos. Madrid: Helder, 2015.
SESBOUÉ, Bernard. Convite a pensar e viver a fé no terceiro Milênio. Vol. 2. Sacramentos credíveis e desejáveis. Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2001.