FORMAÇÃO HUMANISTA E EDUCAÇÃO Educar para a tolerância e o diálogo inter-religioso
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Resumo
A prática da intolerância e da violência, seja no campo religioso ou não, é constante na sociedade contemporânea. Neste contexto e a partir do ambiente educacional, pergunta-se: é possível educar para a valorização do humano e diminuir a violência? Esta reflexão visa responder a esta pergunta ao mesmo tempo em propõe que a formação humanista deve participar de maneira articulada com a formação intelectual no processo de ensino-aprendizagem das crianças e adolescentes. Este estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla sobre a tolerância e a promoção da cultura de paz em algumas escolas públicas de Ensino Fundamental da periferia da cidade de Belo Horizonte/MG. Partindo da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos, dos planos de aula da disciplina de Ensino Religioso e da observação participativa buscou-se compreender como os temas das humanidades são tratados nestes espaços. Urge uma educação para a alteridade e para a cidadania que perpasse disciplinas, projetos e temas transversais. Esta reflexão se estrutura apresentando os desafios do processo de ensino-aprendizagem, da educação para a tolerância e para o diálogo inter-religioso como princípios para bem saber e bem viver no ambiente escolar. A vivência da cultura da paz e da cidadania devem perpassar o ensino fundamental e superar contextos de intolerância e de violência de forma a educar para a responsabilidade social.
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