DOSTOIÉVSKI E O NIILISMO RUSSO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo trata do problema do niilismo russo e da reflexão do romancista russo Dostoiévski sobre o problema. O niilismo na Rússia caracteriza-se pelo embate das ideias da ortodoxia russa com a ideias oriundas do Ocidente moderno que começou a influenciar a juventude russa da década de 1860. Dostoévski, atento às influências ocidentais na sociedade russa e acreditando que essas ideias iriam destruir “a alma russa”, tratou do tema em seus grandes romances enquanto vivência ou enquanto conflito interno experimentado pelos seus personagens.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
DE OLIVEIRA, Cássia Cristina Costa. DOSTOIÉVSKI E O NIILISMO RUSSO. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 7, n. 12, p. 49–68, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6144. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
DOSSIÊ LITERATURA E RELIGIÃO
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).