A COMPREENSÃO RELACIONAL DE CRIAÇÃO DIVINA NA MÍSTICA DE MESTRE ECKHART
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo aborda a ideia da Criação em Mestre Eckhart concebida como uma compreensão relacional de mundo, na qual as criaturas são compreendidas em permanente auto realização. Em sua “ontologia da relacionalidade”, o todo só pode existir na articulação do particular e o particular possui sua realidade na articulação do todo. A relação entre as criaturas se processa ao modo de relações de partes dentro do todo. Para o pensamento de Eckhart a relação a priori do todo com a parte, no entanto, se constitui num princípio. Sua doutrina resume uma teologia que busca descobrir a possibilidade ontológica que preserve, ao mesmo tempo, a identidade e a diferença absoluta, na relação entre Deus e criatura.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
GARCIA, Gilberto Gonçalves. A COMPREENSÃO RELACIONAL DE CRIAÇÃO DIVINA NA MÍSTICA DE MESTRE ECKHART. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 7, n. 11, p. 63–75, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6188. Acesso em: 14 ago. 2025.
Seção
DOSSIÊ FILOSOFIA DA RELIGIÃO (II)
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).