CETICISMO E RELIGIÃO EM MONTAIGNE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo pretendemos discutir as relações entre ceticismo e religião em Michel de Montaigne. A partir da leitura da Apologia de Raymond e outros ensaios do autor, analisamos, em primeiro lugar, a crítica de Montaigne à vaidade do homem, da razão e do saber, o que serve de base para a sua articulação original entre ceticismo e fideísmo. Na segunda parte, interpretamos a adesão de Montaigne ao catolicismo como um caso de adaptação cética às crenças e costumes tradicionais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
MACIEL, Marcelo da Costa. CETICISMO E RELIGIÃO EM MONTAIGNE. INTERAÇÕES, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 51–62, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6200. Acesso em: 23 mar. 2025.
Seção
DOSSIÊ FILOSOFIA DA RELIGIÃO (I)
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).