DE VERA CARITATE EM LEIBNIZ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Segundo Leibniz, cabe à Filosofia, no nível da Teologia natural, lançar os fundamentos de uma reforma do catolicismo a fim de fazer dele a grande religião da caridade universal. Essa ideia da reforma religiosa via Filosofia, está presente, em detalhes, na correspondência entre Leibniz e o abade de Dijon. Através de um procedimento reflexivo e sistemático de leitura desta correspondência, os dados necessários para a conclusão da idéia original puderam ser obtidos. O resultado desta breve pesquisa aponta para um cristianismo original: a visão leibniziana do cristianismo ganha um verdadeiro fundamento filosófico com a renovação da ideia de caritas (amor). Nesta via, a noção de caritas articula-se integralmente com a noção de laetitia (alegria) para designar o movimento de expansão, de saída de si, de exaltação, de ascensão da criatura a Deus.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
SAPUNARU, Raquel Anna. DE VERA CARITATE EM LEIBNIZ. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 6, n. 9, p. 93–101, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6364. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
DOSSIÊ TEOLOGIA SISTEMÁTICA E BÍBLIA
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).