CARTOGRAFIAS DO SAGRADO NA CONTEMPORANEIDADE: o nascimento da biorreligiosidade
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Como resultado de uma pesquisa sob o título: “Subjetividade Contemporânea e Religiosidade – Cartografias de Novas Figurações Religiosas”, este estudo apresenta algumas das conclusões alcançadas. O objetivo da pesquisa foi investigar a experiência do sagrado na contemporaneidade e destacar o que tais experiências evidenciam acerca da subjetividade hoje. O método de investigação utilizado foi a cartografia – composta por entrevistas a fiéis e observação participante nos rituais religiosos dos grupos pesquisados. Nesta reflexão é apresentada uma breve cartografia do Santo Daime em Curitiba-PR (região metropolitana). Os resultados apontam a proeminência das sensações corporais sobre a cognição enquanto fonte de produção de sentido da experiência religiosa, podendo indicar o nascimento de uma biorreligiosidade, levantando assim, a pergunta se estaria ou não se configurando uma nova tendência no modo de produção de sentido da experiência religiosa contemporânea.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
ESPERANDIO, Mary R. G. CARTOGRAFIAS DO SAGRADO NA CONTEMPORANEIDADE: o nascimento da biorreligiosidade. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 6, n. 9, p. 121–136, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6366. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).