REFLEXÕES ANTROPOLÓGICAS SOBRE A RELIGIÃO NA MODERNIDADE: DECLÍNIO OU RECONFIGURAÇÃO DO RELIGIOSO?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste texto busca-se apresentar, de forma sintética, uma reflexão teórica no campo da antropologia sobre o papel da religião na modernidade. Como será demonstrado, ao contrário do que previa e estipulava a tese da secularização, o religioso não definhou tornando-se assunto meramente privado. Na realidade, o que se pode observar é uma reconfiguração da religião na contemporaneidade. Analisar-se-ão, ainda, as principais características da religiosidade na sociedade atual, destacando-se a adoção, pelos novos movimentos religiosos, de valores próprios da modernidade, em contraposição à atitude de contestação e resistência ao mundo moderno por parte das religiões tradicionais. Por fim, será abordada a pluralização do campo religioso bem como a forte presença da religião no espaço público e seu vínculo com a esfera política.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
JÚNIOR, Cesar Alberto Ranquetat. REFLEXÕES ANTROPOLÓGICAS SOBRE A RELIGIÃO NA MODERNIDADE: DECLÍNIO OU RECONFIGURAÇÃO DO RELIGIOSO?. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 4, n. 5, p. 99–110, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6689. Acesso em: 11 ago. 2025.
Seção
Dossiê Religião e Religiosidade: O Olhar Antropológico
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).