FILOSOFIA DA RELIGIÃO E CANDOMBLÉ: QUESTÕES E OPORTUNIDADES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo discute a possibilidade de uma filosofia da religião a partir do candomblé. Explicita o que vem a ser a Filosofia da Religião como área do conhecimento e o que a distingue de outras áreas e esclarece como poderia se dar a reflexão filosófica sobre o candomblé, o que justificaria tê-lo como objeto de análise e crítica na área. Ao final discute-se outra articulação entre filosofia da religião e candomblé a partir da concepção da filosofia como construção de conceitos transdisciplinares a partir da relação interdisciplinar entre os vários campos de conhecimento. Não haveria propriamente filosofia da religião, mas diálogo interdisciplinar. A filosofia seria uma espécie de saber transdisciplinar e forneceria instrumentos de inter-relação e intercomunicação entre os vários saberes.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
PORTUGAL, Agnaldo Cuoco; CARVALHO, Jairo Dias. FILOSOFIA DA RELIGIÃO E CANDOMBLÉ: QUESTÕES E OPORTUNIDADES. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 4, n. 5, p. 181–200, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6694. Acesso em: 3 out. 2025.
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).