AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO MAUSS (MOVIMENTO ANTI-UTILITARISTA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS) PARA REPENSAR AS RELAÇÕES ENTRE ESTADO, MERCADO E SOCIEDADE CIVIL

Conteúdo do artigo principal

Kelen Christina Leite

Resumo

Este artigo busca discutir os limites impostos pelo modelo de regulação econômica e social que deu sustentação ao welfare state. A sociedade criou um modo de regularse que acabou por definir dois âmbitos e duas esferas de atuações muito distintas: o Estado, responsável pelo bem-estar e agente preponderante da solidariedade social, responsabilizado pelas políticas de redistribuição de renda e, na outra ponta dessa análise binária, o mercado, visto como o lugar ideal-típico da produção e acumulação de riqueza destituído de qualquer possibilidade de gerar laços e vínculos sociais. Diante dessa problemática, a proposta do artigo é entender a crise dos valores que sustentaram tais compromissos sociais a partir da discussão levada a cabo pelo grupo do MAUSS (Mouvement Anti-Utilitariste dans les Sciences Sociales) que busca analisar outros componentes da vida econômica que não apenas os interesses instrumentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LEITE, Kelen Christina. AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO MAUSS (MOVIMENTO ANTI-UTILITARISTA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS) PARA REPENSAR AS RELAÇÕES ENTRE ESTADO, MERCADO E SOCIEDADE CIVIL. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 13–34, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6733. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Kelen Christina Leite, PUC Minas

Doutora em Sociologia Política (UFSCar e Universidade Bicocca de Milão); pesquisadora do
Grupo: “Trabalho, Organização Social e Comunitária” UFSCar; docente Titular junto ao ITES
e UNITAU.