AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO MAUSS (MOVIMENTO ANTI-UTILITARISTA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS) PARA REPENSAR AS RELAÇÕES ENTRE ESTADO, MERCADO E SOCIEDADE CIVIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo busca discutir os limites impostos pelo modelo de regulação econômica e social que deu sustentação ao welfare state. A sociedade criou um modo de regularse que acabou por definir dois âmbitos e duas esferas de atuações muito distintas: o Estado, responsável pelo bem-estar e agente preponderante da solidariedade social, responsabilizado pelas políticas de redistribuição de renda e, na outra ponta dessa análise binária, o mercado, visto como o lugar ideal-típico da produção e acumulação de riqueza destituído de qualquer possibilidade de gerar laços e vínculos sociais. Diante dessa problemática, a proposta do artigo é entender a crise dos valores que sustentaram tais compromissos sociais a partir da discussão levada a cabo pelo grupo do MAUSS (Mouvement Anti-Utilitariste dans les Sciences Sociales) que busca analisar outros componentes da vida econômica que não apenas os interesses instrumentais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
LEITE, Kelen Christina. AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO MAUSS (MOVIMENTO ANTI-UTILITARISTA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS) PARA REPENSAR AS RELAÇÕES ENTRE ESTADO, MERCADO E SOCIEDADE CIVIL. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 13–34, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6733. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).